Terça-feira, Junho 6Bem vindo(a) #winelover 😀

Centro de Visitas das Caves da Churchill’s: um espaço de homenagem ao vinho e ao Douro

Com uma vista privilegiada sobre o Douro, as caves da Churchill’s, em Vila Nova de Gaia, são uma paragem obrigatória para quem é apaixonado por vinhos. No centro de visitas, os visitantes têm a possibilidade de conhecer o processo de envelhecimento de vinhos com a equipa de ‘wine educators’, ou até desfrutar de uma prova exclusiva e personalizada com um dos seus enólogos.

Centro de Visitas das Caves da Churchill's: um espaço de homenagem ao vinho e ao Douro
Centro de Visitas das Caves da Churchill’s: um espaço de homenagem ao vinho e ao Douro

Uma visita às caves da Churchill’s passa pela Sala dos Tonéis, o Armazém dos Tawny e a Cave de Vintage. Os visitantes são guiados pela história de 40 anos da casa ‘Churchill’s’ e da família que a fundou, ficando a conhecer o mundo do vinho do Porto através do processo de envelhecimento – dos grandes tonéis de Reserve e LBV, à cave onde os vinhos do Porto Vintage descansam e envelhecem em garrafa, até ao grande armazém de pipas onde se envelhecem os Tawny da casa e o seu icónico vinho do Porto branco seco.

Centro de Visitas das Caves da Churchill's
Centro de Visitas das Caves da Churchill’s

As experiências de provas estão divididas entre vinhos do Porto e do Douro. Para descobrir os vinhos do Porto da marca, os visitantes podem optar por: 

  • Prova Clássica
  • Prova Ruby
  • Prova Wood-Aged
  • Prova Gricha Terroir Vintage Port (seleção do enólogo)
  • Prova Churchill’s Vintage Port (seleção do enólogo).

 Para os vinhos do Douro estão disponíveis:

  • Prova Clássica
  • Prova Clássica com uvas autóctones
  • Prova Gricha Terroir.
Centro de Visitas das Caves da Churchill's
Centro de Visitas das Caves da Churchill’s

Nas duas experiências é possível pedir uma seleção de queijos, para acompanhar, ou ainda optar pela Prova do Dia, pensada e selecionada pela equipa da Churchill’s para os visitantes que querem ser surpreendidos. As provas variam entre os 15€ e 45€ por pessoa.

Após a prova, os visitantes podem levar para casa as referências de que mais gostaram através de uma passagem pela adega da Churchill’s. O verdadeiro desafio é escolher: desde Portos Ruby a Portos wood-aged – com destaque para os Tawny 30 e 40 anos, incluídos entre os “Melhores do Ano” da Revista de Vinhos –, são diversas as opções do universo da marca. Para desempatar a indecisão, há ainda um Churchill’s Port Experience Pack com uma prova os três estilos de vinho do Porto – ruby, tawny e branco.

Centro de Visitas das Caves da Churchill's
Centro de Visitas das Caves da Churchill’s

Para além das caves, os visitantes podem, a partir de 5 de maio, de sexta-feira a domingo das 14h às 19h, desfrutar do resto do dia no 1982 Bar e no jardim da Churchill’s, enquanto saboreiam um copo de vinho com o cenário inesquecível do Porto, o rio Douro, e o mural da artista visual e ilustradora Kruella D’Enfer que trouxe em 2021 uma explosão de cor ao espaço, numa intervenção artística única.

Centro de Visitas das Caves da Churchill's
Centro de Visitas das Caves da Churchill’s

As visitas e provas podem ser feitas de segunda-feira a domingo, sempre das 10h até às 18h, sendo que a última visita às caves está marcada para as 17h. E o jardim está aberto de sexta-feira a domingo, das 14h às 19h, a partir de 5 de maio.

A Churchill’s oferece ainda a possibilidade de os visitantes marcarem uma visita exclusiva com a presença de enólogos. Para esta modalidade é necessário contactar a marca através de email ou por telefone. Para mais informações, consultar o site da Churchill’s, aqui.