Quinta-feira, Março 30Bem vindo(a) #winelover 😀

Wine & Travel Week – Indústria mundial do Enoturismo na cidade do Porto

O futuro da indústria mundial de enoturismo, que se calcula atingir um impacto de 45 mil milhões de euros na economia global dentro de três anos, tem Portugal como bússola de negócios, análise e debate.

No final de fevereiro, Wine & Travel Week traz à cidade do Porto alguns dos mais notáveis casos de sucesso internacional de um setor florescente, que se estima possa atingir os 100 milhões de enoturistas já em 2025.

Wine & Travel Week - Indústria mundial do Enoturismo na cidade do Porto
Wine & Travel Week – Indústria mundial do Enoturismo na cidade do Porto

Nos dias 21 e 22 de fevereiro, no Centro de Congressos da Alfândega do Portomais de uma centena de compradores internacionais – operadores turísticos especializados em enoturismo, consultores e agentes de viagem – promoverá reuniões de negócios com as empresas e os projetos representados na feira profissional, que mostram a diversidade da oferta de mais de uma dezena de países, por entre Europa, Américas, África e Oceania.

A iniciativa receberá ainda uma comitiva internacional de 50 líderes de opinião de diferentes nacionalidades – jornalistas especializados em enoturismo e influenciadores digitais da área destinos e viagens.

A partir de 23 de fevereiro, alguns desses profissionais e líderes de opinião integrarão tours técnicos de visita e prospeção de interesse pelas sete regiões de turismo portuguesas, incluindo os arquipélagos dos Açores e da Madeira. Ao todo estão programados mais de 40 tours.

SUSTENTABILIDADE SOCIAL, ECONÓMICA E AMBIENTAL DEBATIDA EM FÓRUM

Paralelamente à Feira Profissional, igualmente na Alfândega e nas tardes de 21 e 22 de fevereiro, decorre um Fórum Internacional dedicado à sustentabilidade económica, social e ambiental da indústria do enoturismo.

Oradores de Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Suíça, Reino Unido, África do Sul, Argentina e Austrália apresentarão estudos de caso e promoverão a análise e o debate de temáticas tão distintas quanto a Sustentabilidade, a Inovação, a Integração de Pessoas e Negócios e a Comunicação Digital.

Participam no fórum representantes da gigante tecnológica Google, da IPK (consultora conceituada na área do turismo), Relais & Châteaux (associação de restaurantes e 580 hotéis do mundo, 55 exclusivamente dedicados ao enoturismo), Basque Culinary Center (das mais conceituadas escolas de alta cozinha do mundo, em San Sebastián), Susana Balbo (nome maior dos vinhos da Argentina que desenvolve um notável projeto de enoturismo), La Cité du Vin (museu e espaço de recreação cultural com quase 14.000m2 dedicado ao património vitivinícola da França, em Bordéus), Monocle (publicação britânica de referência dedicada a tendências, estilos de vida e expressões artísticas), entre outros.

EXPERIÊNCIAS MEMORÁVEIS NUMA SEMANA REPLETA

Wine & Travel Week quer afirmar Portugal como epicentro de negócios, debate e reflexão da indústria mundial do enoturismo, pelo que a Feira e o Fórum profissionais serão complementados por um conjunto marcante de experiências. Além das anteriormente mencionadas haverá outras que prometem surpreender.

No dia 20 de fevereiro, uma experiência de boas-vindas aos participantes e convidados da Wine & Travel Week recriará uma atmosfera singular, inspirada na biodiversidade de Portugal e temperada com distintas expressões artísticas: alta gastronomia, artes performativas, música e design. O menu será interpretado pelos conceituados chefes de cozinha Arnaldo Azevedo (*Michelin, Vila Foz, Porto), Francisco Gomes (mestre pasteleiro) e Rui Paula (**Michelin, Paço da Boa Nova, Leça da Palmeira) e o serviço de vinhos será assegurado pelos premiados sommeliers António José Lopes e Marc Pinto.

LEIA TAMBÉM:  Mind The Glass lança a ‘Baga Experience’

No dia seguinte, a Great Wine Capitals (GWC), rede de capital de grandes vinhedos do mundo, promove o jantar de entrega de prémios da mais recente edição dos “Best of Wine Tourism”, no Museu do Carro Elétrico.

Dia 23 de fevereiro, nas Caves Ferreira, em Vila Nova de Gaia, haverá uma festa com uma seleção de vinhos do mundo.

Queremos afirmar a Wine & Travel Week como o evento anual de referência do setor do enoturismo. Face às otimistas perspetivas mundiais de crescimento desta indústria, o enoturismo merece ser devidamente estruturado, comunicado e posicionado, de modo a revelar-se uma mais-valia para todos os que nele apostam com dedicação, convicção e profissionalismo”, sublinha Nuno Guedes Vaz Pires, fundador de a Essência.

Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, salienta “o enoturismo, enquanto produto turístico, qualifica o destino e encontra-se em todo o território nacional, incluindo as ilhas. Permite usufruir de experiências ao longo de todo o ano, contrariando a sazonalidade, sobretudo, por ser um setor que atrai para Portugal segmentos de mercado longínquos e altamente qualificados, que ficam durante muito mais tempo, permitindo crescer em valor.”

De referir que esta semana de enoturismo culminará com a concretização da 19ª edição do evento Essência do Vinho – Porto, no Palácio da Bolsa, a “principal experiência do vinho em Portugal”, de 23 a 26 de fevereiro.

Wine & Travel Week é uma iniciativa de a Essência, Co. com os apoios do Turismo de Portugal e da Great Wine Capitals.

www.winetravelweek.com