Quinta-feira, Fevereiro 2
Shadow

Puro Talha Branco 2017 – O reflexo de uma tradição emblemática

A Adega José de Sousa, localizada em Reguengos de Monsaraz, acaba de lançar para o mercado o Puro Talha Branco 2017. Este vinho reflete a tradição emblemática da utilização da talha na fermentação das uvas resultando num branco persistente.

Proveniente de solo granítico, o Puro Talha Branco 2017 é elaborado com uvas da casta Antão Vaz, Manteúdo e Diagalves e apresenta uma cor âmbar. Com aromas a frutos secos e especiarias, conferidos pelo uso das talhas, este branco revela um paladar muito personalizado e complexo.

No processo de vinificação deste vinho, as uvas brancas são ligeiramente pisadas a pé e desengaçadas à mão numa mesa chamada “mesa de ripanço”. De seguida, a fermentação ocorre, sem engaços, em talhas com capacidade média de 1.600 litros a uma temperatura que ronda os 28ºC. O estágio é feito em ânforas de barro por um período de 4 a 10 meses.

A Adega José de Sousa, que possui duas adegas com estilos muito distintos, combina na perfeição a tradição com a inovação: na Adega dos Potes estão localizadas 114 talhas de barro, com um método de fermentação ancestral e raríssimo, e na Adega Moderna estão 44 tanques de inox com toda a tecnologia de vinificação indispensável para a produção de vinhos brancos e tintos.

Puro Talha Branco 2017 | 75 Cl – P.V.P. Recomendado com IVA €30