Quinta-feira, Fevereiro 2
Shadow

Concurso para jovens Sommeliers vai levar os vencedores até Itália

Os interessados no concurso para jovens Sommeliers têm até dia 15 de dezembro para realizar a sua inscrição.

Com o mote “Viaje no seu futuro! Jovem Sommelier De Vinhos Italianos”, a iniciativa foi lançada no âmbito da Semana da Cozinha Italiana no Mundo – evento promovido, este mês, pela Embaixada de Itália em Lisboa – e vai levar dois participantes até Itália para um curso de formação, na Escola Internacional de Cozinha Italiana da ALMA, em Colorno (Parma).

Concurso para jovens Sommeliers vai levar os vencedores até Itália
Concurso para jovens Sommeliers vai levar os vencedores até Itália

O concurso está aberto a jovens portugueses, até aos 40 anos de idade, que sejam sommeliers, escanções, profissionais da indústria hoteleira e da restauração, distribuição de alimentos e bebidas ou estudantes em escolas superiores especializadas e centros de formação.

Os candidatos devem ter conhecimentos teóricos e práticos da viticultura em geral, devendo também estar interessados em desenvolver um conhecimento profissional sobre o vinho italiano, tanto em termos de vinhas clássicas italianas como também da sua geografia vinícola.

A iniciativa está divida em duas fases. A primeira diz respeito à fase de qualificação, na qual serão admitidos todos os candidatos que satisfaçam os requisitos básicos da inscrição e que possam comprovar os seus conhecimentos, sujeitos à avaliação dos organizadores.

Este momento integrará uma prova escrita, com perguntas gerais relativas à enologia, à enografia e à técnica de degustação, seguida de prova prática sobre a identificação e descrição da organolética do vinho italiano. A segunda fase, e a final, contará apenas com a participação de cinco candidatos – os que obtiveram a melhor pontuação na fase de qualificação.

Finalmente, destes cinco, serão selecionados dois vencedores, que terão a oportunidade de participar num curso de formação teórico e prático, com a duração de uma semana, na Escola Internacional de Cozinha Italiana da ALMA em Colorno (Parma).

LEIA TAMBÉM:  Gatão no Top 50 de melhores vinhos em lata do mundo

O curso inclui visitas a adegas, restaurantes italianos, produtores de vinho, e provas de produtos típicos dos territórios italianos mais representativos da gastronomia e da cultura vínica daquele país. O prémio inclui ainda as despesas de viagem e alojamento.

Para participarem, os interessados devem preencher o formulário disponibilizado na página da Embaixada de Itália em Lisboa (https://amblisbona.esteri.it/ambasciata_lisbona/pt), enviando-o, juntamente com o seu CV, para o email uffcomm.lisbona@esteri.it.