Quinta-feira, Fevereiro 2
Shadow

Restaurante da Herdade do Esporão renova estrela Michelin e estrela Michelin Verde

O restaurante da Herdade do Esporão, localizado em Reguengos de Monsaraz, renovou esta terça-feira a estrela Michelin e a estrela Michelin Verde, reconhecimento que obteve em 2022. Chefiado por Carlos Teixeira, apresenta uma cozinha marcada pela sazonalidade, respeito pelo produto e natureza, e uma constante procura pelo desperdício zero.

O restaurante da Herdade do Esporão volta a receber, pelo segundo ano consecutivo, a estrela Michelin e estrela Michelin Verde.

Restaurante da Herdade do Esporão renova estrela Michelin e estrela Michelin Verde
Restaurante da Herdade do Esporão renova estrela Michelin e estrela Michelin Verde

A distinção de gastronomia mais conceituada do mundo voltou a destacar a qualidade dos ingredientes, a harmonia de sabores, o domínio das técnicas, a identidade e a consistência que o chef Carlos expressa na sua cozinha.

Restaurante da Herdade do Esporão
Restaurante da Herdade do Esporão

A estrela Michelin Verde reforça o trabalho da equipa com fornecedores locais e as suas práticas sustentáveis.

Restaurante da Herdade do Esporão - equipa
Restaurante da Herdade do Esporão – equipa

O restaurante utiliza produtos das suas hortas biológicas, produção animal própria, bem como da extensa área de floresta protegida da Herdade do Esporão, de onde colhe produtos silvestres. A compostagem, a redução da utilização de plásticos e papel, e a gestão sensata e eficiente dos recursos são outras das práticas e compromissos que o restaurante assume.

Chef Carlos Teixeira
Chef Carlos Teixeira

Tem sido, ao longo dos anos, um processo de aprendizagem com a nossa própria horta, assim como a desenvolver relações de confiança com fornecedores próximos. O nosso desafio é criar pratos à base de produtos locais e, acima de tudo, com muita qualidade, sabor e frescura. Continuaremos a dar forma a esta visão de uma cozinha sazonal, local e consciente”, afirma o chef Carlos, reconhecido pela sua conduta eco-friendly e low-waste.

António Roquette, responsável pela unidade de negócio de Turismo do Esporão, salienta a importância desta renovação. “Este reconhecimento valoriza, uma vez mais, o trabalho consistente, a dedicação, a resiliência e a paixão do chef e de toda a equipa que colabora e colaborou, direta e indiretamente, de forma temporária ou permanente, com o restaurante da Herdade do Esporão. Enche-nos de orgulho e traz-nos responsabilidade acrescida, não só pela notoriedade à escala global, mas por valorizar e enaltecer o trabalho notável desta equipa, contribuindo para a divulgação das práticas em que acreditamos, e para a promoção dos nossos produtos e do nosso território, localizado no interior de Portugal”.