Sexta-feira, Dezembro 2Bem vindo(a) #winelover 😀

Van Zellers & Co. sugere dois vinhos icónicos e irrepetíveis para este Natal

Desenhados pelo tempo ou pela mão do homem, a Van Zellers & Co. apresenta sugestões de vinhos que harmonizam intimamente com a época natalícia, em particular um DOC Douro e um Porto que são representativos de uma mestria que perdura século após século.

O VZ 15 Gerações DOC Douro 2017 Tinto foi criado em conjunto pela 15.ª geração daquela que é a família mais antiga a produzir Vinho do Porto sem interrupção – são 400 anos de história, uma vez que, através de laços familiares, os Van Zellers estão ligados à região vitivinícola do Douro e à produção de vinhos desde 1620.

VZ 15 Gerações DOC Douro 2017 Tinto
VZ 15 Gerações DOC Douro 2017 Tinto

O vinho em causa é produzido através de lotes escolhidos a dedo pelos três filhos – Francisca, Cristiano e João – do enólogo e produtor Cristiano van Zeller

VZ 15 Gerações DOC Douro 2017 Tinto
VZ 15 Gerações DOC Douro 2017 Tinto

O conceito surgiu para assinalar a chegada da geração mais nova, em 2013, ao negócio duriense e esta é apenas a quarta colheita. Dotado de uma grande complexidade aromática, com frutos maduros a marcarem o nariz, mas também notas elegantes a barrica, apresenta uma boa estrutura em boca e deixa subjacente a promessa de um envelhecimento capaz em garrafa.

Se, por um lado, o VZ 15 Gerações DOC Douro 2017 Tinto é um reflexo de como o tempo ajuda a construir um vinho, suavizando a intensidade por vezes temperamental dos taninos, mas também o músculo e a força do vinho, já o Van Zellers & Co. Porto Old Tawny 10 Anos nasce da mão do homem, da sua experiência e cuidado ao trabalhar mais de 30 castas tintas diferentes, oriundas de vinhas velhas criadas nos tradicionais socalcos do Cima Corgo.

LEIA TAMBÉM:  Coravin, a tecnologia que já “salvou” milhares de garrafas de vinho, traz novidades para Portugal
Van Zellers & Co. Porto Old Tawny 10 Anos
Van Zellers & Co. Porto Old Tawny 10 Anos

Para a conceção deste vinho, todas as uvas foram cuidadosamente selecionadas e colhidas à mão, para depois serem pisadas a pé em lagares de granito, antes e durante o processo de fermentação.

Van Zellers & Co. Porto Old Tawny 10 Anos
Van Zellers & Co. Porto Old Tawny 10 Anos

Van Zellers & Co. Porto Tawny 10 Anos é uma mistura de Portos velhos, com uma média de 10 anos de envelhecimento em cascos de madeira antigos, e é engarrafado à medida que é encomendado, havendo um total de apenas 6 mil garrafas por ano. O resultado são notas complexas de frutos secos intercalados com frutos do bosque, apontamentos de casca de laranja e um caramelo cremoso a marcar a experiência final.