Sexta-feira, Dezembro 2Bem vindo(a) #winelover 😀

Vieira de Sousa apresenta nova colheita do ‘Alice Reserva tinto’

O produtor de vinhos do Porto e do Douro Vieira de Sousa apresenta a nova colheita do seu Alice Reserva tinto. De 2021 é a oitava edição deste DOC Douro com enologia de Luísa Borges, um dos rostos da dupla de irmãs que dá a cara a este que é um projeto familiar de cinco gerações.

Dupla de irmãs que dá a cara ao projeto familiar de cinco gerações
Dupla de irmãs que dá a cara ao projeto familiar de cinco gerações

A par com um branco, estão ambos sob uma marca que é um nome e um tributo à tia-avó de Luísa e Maria – Alice Vieira de Sousa –, mulher que dedicou a sua vida a manter o projeto de produção de vinho e a casa de família, mas também a ensinar crianças nas escolas de Celeirós do Douro e de aldeias próximas.

Uma marca que nasceu como forma de agradecimento do importante papel que teve, na família e comunidade, e cujo rótulo é inspirado nos seus cadernos, na sua caligrafia e na primeira letra do seu nome.

Alice Reserva tinto
Alice Reserva tinto

Alice Reserva tinto 2021 resulta de um blend de castas tipicamente durienses, de onde se destacam a Touriga Nacional, a Touriga Francesa, a Tinta Roriz e a Tinta Barroca, entre outras. As uvas são provenientes das várias vinhas da família Vieira de Sousa, todas situadas na sub-região do Cima Corgo.

Com mais de 20 anos de idade, estas vinhas estão, na sua maioria, plantadas a nascente, imprimindo frescura e equilíbrio naturais às uvas e, por conseguinte, ao vinho. Estamos perante um tinto bastante elegante, com aromas ricos a fruta fresca, notas florais e de especiarias. Na boca, revela concentração, mas com equilíbrio e frescura.

Vieira de Sousa apresenta nova colheita do ‘Alice Reserva tinto’
Vieira de Sousa apresenta nova colheita do ‘Alice Reserva tinto’

Vindimadas à mão, as uvas passaram por dois processos de seleção: na vinha, aquando do corte, e à chegada à adega, na mesa de escolha. Foram desengaçadas e a fermentação alcoólica decorreu, de forma espontânea, em cubas de inox, sempre acompanhada por uma extração lenta e cuidada, com controlo de temperatura.

LEIA TAMBÉM:  Churchill's apresenta nova imagem para a gama de vinhos da Quinta da Gricha

Alice Reserva tinto 2021 estagiou em barricas de carvalho francês usadas, durante oito meses, tendo sido engarrafado em Setembro de 2022.

Informações Técnicas

Alice Reserva tinto 2021

PVP: €9,80 • Alc.:14,0% • Acidez Total: 4,9g/L Ácido Tartárico • Açúcar Residual: 0,9g/L • pH: 3,77