Sexta-feira, Dezembro 2Bem vindo(a) #winelover 😀

Symington Family Estates tem um Pequeno Dilema nascido no Douro

Há um Pequeno Dilema acabado de surgir no Douro. E este será um dilema que mais do que uma resposta, requer uma prova para apurar a sua elegância e os apontamentos de baunilha e notas florais, combinados com frescura e acidez cítrica. Assim é o novo DOC Douro Branco apresentado pela Symington Family Estates.

O Pequeno Dilema assume-se como um novo vinho, assim como uma nova marca no portfólio da família.

Symington Family Estates tem um Pequeno Dilema nascido no Douro
Symington Family Estates tem um Pequeno Dilema nascido no Douro

Desde que a Symington assumiu a missão de produzir vinhos do Douro da melhor qualidade, tem aprendido cada vez mais sobre o comportamento das castas brancas neste terroir único e desafiante.

Com o lançamento do Pequeno Dilema, a família tem a resposta positiva à questão do potencial da sua região em produzir belos vinhos brancos.

A vinha da Tapadinha situa-se 580 metros acima do vale do Rio Torto e a vinha de Chões 520 metros acima do vale do rio Pinhão. Sendo ambas propriedade da família, a sua altitude é a chave para garantir um vinho equilibrado, impactante e fresco e, por isso, foram as vinhas escolhidas para a produção deste novo vinho. A altitude permite temperaturas mais moderadas e uma maturação melhor e mais equilibrada.

Com castas Viosinho, Gouveio, Arinto e Alvarinho, o Pequeno Dilema é produzido com uvas vindimadas em 2020, ano com níveis de precipitação durante o inverno e no início da primavera normais, mas com temperaturas acima da média, que provocaram o adiantamento do ciclo vegetativo em cerca de três semanas. Embora tenha sido um ano de quebra na produção, na ordem dos 40 por cento em algumas propriedades, a redução foi atenuada pela boa qualidade apresentada.

Foram produzidas apenas 5.000 garrafas da primeira edição do Pequeno Dilema. Pronto para consumo imediato e ideal para acompanhar alguns pratos ricos de peixe, o vinho beneficiará também de um período de envelhecimento adicional.

Vinho branco Pequeno Dilema
Vinho branco Pequeno Dilema

Pensado especialmente para o mercado nacional, o Pequeno Dilema vai também chegar ao Reino Unido e aos Estados Unidos da América. O P.V.P recomendado é de 18,50 euros, podendo ser encontrado em garrafeiras e restaurantes.

“Acreditamos que Pequeno Dilema é a prova de que a região do Douro é capaz de produzir vinhos brancos excecionais. Procurámos nas nossas vinhas por uvas capazes de produzir um branco elegante e com a frescura que queríamos, e descobrimos esta resposta na Tapadinha e em Chões – duas das nossas vinhas de cota mais elevada. Estou muito orgulhoso da nossa equipa de enologia pela forma como aceitou este desafio e usou a sua experiência e habilidade para produzir um vinho delicado e equilibrado, a expressão perfeita deste dois terroirs do Douro”.

Rupert Symington, CEO da Symington Family Estates