Sexta-feira, Dezembro 2Bem vindo(a) #winelover 😀

Prova de portos da década de 80 encerra comemorações que celebram Vinho do Porto

Uma prova memorável de vinhos do Porto com 40 anos marcou o encerramento das comemorações do Porto Wine Day deste ano, que se estenderam por dois meses.

Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, I.P. (IVDP, IP) redobrou os esforços de promoção este ano com um conjunto diversificado de iniciativas dirigido a públicos-alvo diferentes, que terminou com os clássicos vintage da década de 80.

Prova de portos da década de 80 encerra comemorações que celebram Vinho do Porto
Prova de portos da década de 80 encerra comemorações que celebram Vinho do Porto

A Masterclass, orientada por Paulo Russel-Pinto, Wine Educator e membro da Câmara de Provadores do IVDP, IP contou com dez vinhos em prova, representativos de uma década em que os anos de 83 e 85 foram declarados de uma qualidade excecional. Retintos, frutados, delicados, complexos e finos, estes portos convergiram num ponto: todos eles estão num ponto de excelência.

Messias Colheita 1980, Royal Porto Colheita 1980, Kopke Colheita Tawny 1981, Ramos Pinto Vintage 1982; Andresen Colheita 1982, Offley Boa Vista Alegre 1983, Taylor’s Vintage 1985, Graham’s Vintage 1985, Niepoort Vintage 1987 e Dalva Golden White 1989 foram os vinhos em prova nesta Masterclass.

Vinhos do Porto em prova
Vinhos do Porto em prova

Gilberto Igrejas, presidente do IVDP, IP considera que estas celebrações do Port Wine Day foram “uma homenagem a toda a cadeia, dos trabalhadores aos produtores, passando pelo comércio, mostrando que o setor está forte, preparado para os novos desafios, com o intuito de manter e reforçar a imagem do vinho do Porto como o vinho português mais emblemático e um dos mais prestigiados em todo o mundo”.

O conjunto de ações tendentes a celebrar o Vinho do Porto e os 266 anos da criação da região Demarcada tiveram início a 10 de setembro, Dia Internacional do Vinho do Porto, com a entrega dos prémios «Douro+Sustentável», valorizando projetos que contribuem para o desenvolvimento economicamente viável e boas práticas ambientais, que protegem assim a região e o seu património.

LEIA TAMBÉM:  No Centro de Visitas da Churchill's é tempo de "Lodge Pops" de inverno

Várias ações denominadas «Sabor a Porto», a «Porto Colours Cocktail Party» e uma sunset party no Cais de Gaia, tendo como público-alvo o consumidor final, foram algumas iniciativas deste Port Wine Day “que mostraram toda a versatilidade e polivalência do Vinho do Porto”, sublinha Gilberto Igrejas.