Sexta-feira, Dezembro 2Bem vindo(a) #winelover 😀

Ventozelo lança menu de celebração da apanha da azeitona

Durante todo o mês de novembro, a colheita da azeitona vai ser celebrada na Cantina de Ventozelo com um menu especial dedicado aos sabores e aromas do azeite novo resultante da apanha, por varejo manual, a decorrer naquela quinta duriense.

Ventozelo - apanha da azeitona
Ventozelo – apanha da azeitona

A festa acontecerá à mesa, aos sábados e domingos, tanto ao almoço como ao jantar, no restaurante da Ventozelo Hotel & Quinta.

Inspirada no receituário das refeições tradicionais que ocorriam nos lagares durante a época da apanha azeitona, esta experiência gastronómica vai dar destaque ao azeite novo. Iguarias como bôla de azeite, pão e pasta de azeitona, polvo com batata doce, alho negro, azeite e ervas, bacalhau em lagarada ou o bolo de azeite em calda de tomilho-limão fazem parte do menu.

Durante este período, todos os clientes da Cantina de Ventozelo poderão também degustar o Azeite Novo no couvert, que estará disponível nas almotolias, as tradicionais vasilhas em alumínio.

MENU AZEITE NOVO

Preço por pessoa: 45 € (sem vinhos).

Todos os sábados e domingos de novembro, almoço e jantar.

COUVERT

Pasta de azeitona

Azeitonas

Bola de azeite e pão de azeitona

Queijo fresco marinado em azeite

ENTRADA

Polvo, batata doce, alho negro, azeite e ervas

PRATO

Bacalhau em lagarada (bacalhau confitado em azeite novo, com emulsão do azeite da cozedura, cebolinhas em vinho tinto, migas de couve lombarda)

SOBREMESA

Bolo de azeite, salada de citrinos em calda de tomilha-limão

Sobre o Azeite Virgem de Ventozelo

Este é um azeite que concentra história, tradição e sabores durienses. Comecemos pelo cultivo: a Quinta de Ventozelo possui um dos maiores olivais contínuos do Douro, com cerca de 20 hectares, grande parte cultivado com oliveiras centenárias que se moldam nos socalcos da Quinta. Ali encontram-se as principais variedades autóctones da região, nomeadamente a Madural, Negrinha de Freixo, Galega, Cobrançosa e Verdeal transmontana.

Azeite Virgem de Ventozelo
Azeite Virgem de Ventozelo

As distintas exposições do olival, aliadas às diferentes altitudes e tipos de solo, possibilitam a obtenção de azeites de excelente qualidade, como é o caso do Azeite Virgem de Ventozelo. Quanto ao sabor, o resultado é um azeite frutado, maduro, com picante e amargo bastante equilibra-dos, além de excelente fim de boca. Em prova apresenta ainda um perfil suave, complexo e harmonioso, fruto das diferentes variedades de azeitona ali cultivadas e dos distintos terroirs que lhe dão origem.

LEIA TAMBÉM:  Mesa de Lemos apresenta novo menu de inverno

O Azeite Virgem de Ventozelo está disponível nas principais lojas gourmet do país, incluindo El Corte Inglès, e na loja online www.granvinho.pt .