Terça-feira, Fevereiro 7
Shadow

Português Rui Mendes conquista 3º lugar no concurso internacional The Bartenders Society

O bartender Rui Mendes, de 29 anos, natural de Ponte de Lima, conquistou o 3º lugar na final internacional da edição 2022 do Bartenders Society, que decorreu no dia 18 de outubro no La Bellevilloise, em Paris, trazendo para Portugal o shaker de bronze.

Organizado pelo grupo La Martiniquaise-Bardinet, esta competição existe desde 2016, mas este ano foi a 1ª vez que Portugal participou.

Depois de vencer a final nacional, que decorreu em junho, no Espaço Porto Cruz, no Porto, Rui Mendes rumou a Paris para representar Portugal na final internacional.

Português Rui Mendes conquista 3º lugar no concurso internacional The Bartenders Society
Português Rui Mendes conquista 3º lugar no concurso internacional The Bartenders Society

Para surpreender os jurados, o bartender apresentou dois cocktails inspirados nas suas origens de Ponte de Lima e do Minho, e na sua família, que o levaram até ao pódio: “para o cocktail com rum baseei-me em Ponte de Lima e no Minho, nos vários tipos de Peras e Maçãs e, para o Low ABV a inspiração foi essencialmente o meu sobrinho, que adora tomates e tem uma energia inesgotável”.

A participação de Rui Mendes no concurso The Bartenders Society foi impulsionada pela sua equipa e o balanço é positivo: “esta competição foi a primeira em que participei, muito por insistência da minha equipa com quem aprendo todos os dias e me forçam a evoluir junto deles. Como estava na minha zona de conforto, nunca foi algo que eu tivesse grande interesse em explorar, mas foi a melhor coisa que fiz. É uma experiência incrível, que nos desafia a todos os níveis e que nos abre a mente, nos obriga a trabalhar com todo o stress envolvente, mas ao mesmo tempo a manter o foco para podermos revelar todo o nosso potencial”.

Foi ao frequentar o curso de Ciências da Comunicação que o bartender se apercebeu que o seu futuro passaria por outra área e, apesar de já trabalhar em bar, interesse inicialmente despertado pelo irmão, decidiu ir para França trabalhar na área da restauração.

LEIA TAMBÉM:  Portal Grande Reserva Tinto 2019 conquista Grande Medalha de Ouro no Concurso Crédito Agrícola

Em Paris, frequentou o curso de 4 semanas da European Bartending School e regressou a Portugal diretamente para o Algarve, onde permaneceu durante 5 anos e se consolidou enquanto profissional.

om a pandemia, regressou às suas raízes, ao Minho, entrando no projeto Origens dos Arcos de Valdevez, um espaço de comida e coquetelaria, que abriu recentemente em Ponto de Lima, e onde Rui assume o cargo de Chefe de Bar.

A grande final da competição internacional The Bartenders Society contou com a participação de 15 países (como França, Bélgica, Espanha, Alemanha, EUA, Canadá, Japão, Taiwan, Grécia, Itália, UK, entre outros) e 18 candidatos. A esta edição da competição, promovida pela marca Saint James, associaram-se também as marcas Marie Brizard e Caraibos (esta última não comercializada em Portugal).