Sexta-feira, Dezembro 2Bem vindo(a) #winelover 😀

Poças apresenta Branco da Ribeira 2021

Poças acaba de apresentar uma nova colheita do Branco da Ribeira, um vinho branco que se destaca no portefólio do produtor, sendo um expoente máximo dos vinhos do Douro da Poças.

Produzido a partir de castas tradicionais da Região Demarcada do Douro – 25% Códega e 75% Arinto -, situadas numa parcela que lhe veio a dar o nome – Ribeira de Teja – o “Poças Branco da Ribeira 2021” é um DOC Douro que apresenta características muito marcadas, com uma forte mineralidade e frescura na boca.

Com um tom amarelo delicado, o “Poças Branco da Ribeira 2021” estagiou em madeira, o que lhe confere complexidade e estrutura, amplificando assim os sabores.

Poças Branco da Ribeira 2021
Poças Branco da Ribeira 2021

Este DOC Douro branco apresenta aromas cítricos e finos e um elegante toque fumado. No paladar, exibe aromas frutados ampliados pelas notas de madeira, bem integrada, e um final longo, com salinidade e um leve toque fumado.

“Este DOC Douro foi produzido a partir de uvas de uma parcela específica da nossa Quinta de Vale de Cavalos, chamada “Ribeira de Teja”, tornando a mineralidade do ‘terroir’ muito presente. Durante o processo de produção, procedemos à vinificação de duas castas em separado e fermentação em barrica após decantação. Este vinho, que estagiou durante dez meses em barrica nova de 300 litros de capacidade, com ‘bâtonnage’ das borras finas, acompanha especialmente bem um bacalhau no forno, um salmão grelhado, cantaril assado, pasta trufada ou peru assado, por exemplo, refere o enólogo de Poças, André Pimentel Barbosa. “O nosso Branco da Ribeira 2021 tem, desde a sua primeira colheita, tido uma excelente aceitação do mercado, tal como outros vinhos Poças que têm vindo a ‘crescer’ dentro da proposta da Poças, e por isso, queremos continuar a oferecer vinhos com qualidade e complexidade aos nossos clientes, e a produzir produtos que nos orgulhem, como é o caso deste DOC Douro”, acrescenta Pedro Poças Pintão, CEO da Poças.

LEIA TAMBÉM:  Quinta do Bomfim volta a integrar Top 50 World’s Best Vineyards

O “Poças Branco da Ribeira 2021”, bem como outros vinhos da vasta gama Poças pode ser provado – e harmonizado – no Centro de Visitas da Poças, em Vila Nova de Gaia, que atualmente se encontra de portas abertas de terça-feira a domingo, das 10h00 às 19h00 (última visita às 17h30), e que apresenta uma proposta gastronómica, com consultoria do chef Pedro Braga, disponível de sexta-feira a domingo das 10h00 às 19h00 (a reserva não é obrigatória, mas é recomendada).

Disponível em garrafeiras em todo o país, o Poças Branco da Ribeira tem um PVPR de 55 euros e pode ser adquirido também na loja online da Poças, onde é possível comprar diretamente ao produtor.