Sexta-feira, Dezembro 2Bem vindo(a) #winelover 😀

Herdade Barranco do Vale – Um legado vínico no Algarve

A aproximadamente 20 km em linha reta da praia, surge em plena Serra do Caldeirão, uma herdade com cerca de 100 ha, 10 dos quais de vinha. O terreno de xisto e argila, mostram um Algarve muito diferente do que encontramos à beira-mar.

A Herdade Barranco do Vale é uma empresa familiar que produz vinhos fora da caixa e segue a filosofia do seu criador que procura mostrar o seu próprio estilo nos seus vinhos, surgindo com a combinação perfeita da influência mediterrânica e atlântica do Algarve e as suas castas mais tradicionais, como Negra-Mole, Aragonez e Castelão, transmitindo elegância e equilíbrio.

Fundada em 2018 a Herdade Barranco do Vale (“HBV”) consiste num projeto agrícola que visa conciliar a preservação de um património único com a adoção das melhores práticas tecnológicas e de gestão.

Herdade Barranco do Vale - vinhos
Herdade Barranco do Vale – vinhos

Localizada em São Bartolomeu de Messines, em plena Serra do Caldeirão, a HBV estende-se ao longo de cerca de 100ha compostos por vinha, montado, oliveiras, alfarrobeiras e medronheiros.

Herdade Barranco do Vale
Herdade Barranco do Vale

Com três tintos, sendo eles: um Reserva 100% Castelão, um Blend Tinto Reserva de Castelão e Aragonez, e um Reserva 100% Aragonez, os vinhos procuram expressar o que não se encontra num vinho comercial produzido em grande escala, que é exatamente a abordagem do enólogo João do Ó.

Para compor as castas tintas, têm também um rosé 100% Negra Mole Reserva, uma das castas mais antigas da região do Algarve e autóctone. Um vinho que transmite frescura, aroma, suavidade e pouca doçura, tão típicos da casta que também se presta a transmitir um pouco mais de açúcar de uva.

O primeiro branco a ser lançado foi o Blend Branco Reserva das castas Antão Vaz, Arinto e Alvarinho. Com notas cítricas, boa mineral idade e nuances florais. Paladar vincado por uma excelente acidez natural, fresco e frutado com um de boca persistente e vibrante.

LEIA TAMBÉM:  Tintos José de Sousa - A expressão da diversidade do Alentejo

Além desses, os mais recentes néctares apresentados pela Herdade Barranco do Vale são os monocastas brancos, adicionados ao seu portfolio em 2020, sendo eles: Herdade Barranco do Vale Chardonnay Branco Reserva, Herdade Barranco do Vale Sauvignon Blanc Branco Reserva e o Herdade Barranco do Vale Viognier Branco Reserva.

As castas internacionais escolhidas fazem esse perfeito casamento com o terroir deste Algarve.

Herdade Barranco do Vale
Herdade Barranco do Vale

Seguindo essa linha única, não só pelas escolhas das castas, é também um dos poucos vinhos do Algarve e que se mantém em constante renovação, sempre aliando a cultura local e a inovação em trazer referências únicas.