Sexta-feira, Dezembro 2Bem vindo(a) #winelover 😀

Grand Hotel Açores Atlântico promove jantar vínico com chef convidado

O Balcony Restaurant, o espaço de restauração do Grand Hotel Açores Atlântico – o hotel cinco estrelas da Bensaude Hotels Collection em Ponta Delgada, S. Miguel -, apresenta mais uma edição do Jantar Temático Vínico das Rotas da Insulana de Navegação.

A terceira viagem a bordo desta experiência eno-gastronómica acontece a 4 de novembro, a partir das 19h30, e conta com uma novidade: a participação do Chef Eddy Melo para um jantar criado a quatro mãos.

Chefias da sala e cozinha do Balcony Restaurant
Chefias da sala e cozinha do Balcony Restaurant

Eddy Melo é um dos nomes históricos da gastronomia nacional. Nasceu na Ilha Terceira, mas foi para o Canadá muito jovem tendo feito lá a sua formação e iniciado o percurso profissional, com várias distinções em competições mundiais de culinária. Em 1994, regressa a Portugal onde se torna Chef Executivo do Hotel Intercontinental Lisboa, sendo conhecido por apreciar rigor, desafios criativos e atenção aos detalhes.

Para esta experiência, José Gala e Paulo Saraiva, chefias da cozinha do Balcony Restaurant, convidam o Chef Eddy Melo, com quem trabalharam mais de 10 anos, para promoverem um jantar que pretende recriar uma viagem de São Miguel para a ilha Terceira e o seu regresso, revivendo produtos, identidades, sabores e memórias de ambas as ilhas.

“Vamos também aportar na baía da cidade de Angra do Heroísmo e fazer aqui uma passagem histórica para as naus vindas das Índias carregadas de especiarias, que tanta marca deixaram até hoje na gastronomia local”.

Chef José Gala

O jantar composto por cinco momentos conta com uma seleção de ingredientes sazonais, aliando o storytelling do jantar à criatividade, reproduzindo memórias e saberes que se querem exclusivos, aliando a isso, também, a arte de bem receber, bem comer e bem beber numa única experiência.

Já a seleção de vinhos fica a cargo de Acácio Oliveira e Milton Furtado, chefias de sala do Balcony Restaurant, que recorreram a um parceiro, a Companhia de Vinhos do Douro (CVD), para fazer o paring.

A Companhia dos Vinhos do Douro (CVD) é uma Quinta do Cabeço, na zona de Tabuaço, propriedade com cerca de 14 hectares com uma fantástica exposição solar, a 300 metros de altitude, que tem muito a influência do Rio Douro nos seus vinhos refletindo na qualidade das uvas produzidas.

LEIA TAMBÉM:  Mesa de Lemos apresenta novo menu de inverno

Nesta jovem empresa está conjugado um profundo conhecimento da região com uma grande dose de profissionalismo e desenvolvimento, usando o melhor método enológico para obter vinhos modernos, grandiosos e capazes de despertar sensações agradáveis em prova”, refere Acácio Oliveira, acrescentando que “este jantar será a oportunidade perfeita para fazer o lançamento de vinhos novos do produtor, como é o caso do Oboé Vinha da Parcela e Oboé Espumante Bruto”. O produtor vai marcar presença e apresentar os vinhos ao longo do jantar.

O convite para embarcar nesta viagem exclusiva, onde a gastronomia, os vinhos e um serviço de excelência são os comandantes está feito. Este jantar especial tem o custo de 75,00€ por pessoa.

As reservas são limitadas, com pré-pagamento, através do telefone +351 296 302200 ou do email eventos.ghaa@bhc.pt .