Domingo, Maio 28Bem vindo(a) #winelover 😀

‘Grupo Terras & Terroir’ chega ao Alentejo através da Herdade da Rocha

Grupo Terras & Terroir – Paixão pelas nossas raízes dá sequência ao seu processo de expansão com a entrada no portfólio do Grupo da Herdade da Rocha, propriedade localizada no concelho alentejano do Crato.

O grupo, fundado em 2020, integra já a Quinta da Pacheca e a Quinta do Barrilário, no Douro; a Caminhos Cruzados, no Dão; e a Quinta do Ortigão, na Bairrada; e estende agora a sua influência à Região Demarcada do Alentejo, com a Herdade da Rocha, empresa conhecida pela mineralidade e frescura dos seus vinhos e por uma oferta de enoturismo de categoria superior, que a breve trecho conhecerá algumas melhorias.

'Grupo Terras & Terroir' chega ao Alentejo através da Herdade da Rocha
‘Grupo Terras & Terroir’ chega ao Alentejo através da Herdade da Rocha

Esta operação insere-se na política estabelecida pelo grupo, detido pelos empresários Maria do Céu Gonçalves, Álvaro Lopes e Paulo Pereira, de valorizar o potencial de todas as regiões portuguesas que se dedicam à produção de vinho, com respeito pelo terroir e pelo caráter identitário de cada região.

A Herdade da Rocha enquadra-se, perfeitamente, dentro do espírito e dos valores que regem o nosso modelo de negócio, inclusive pela presença do enoturismo, uma valência em que acreditamos muito e cujos resultados estão à vista na Quinta da Pacheca”, considera a administração do Grupo Terras & Terroir, que nas restantes empresas do grupo mantém a maior parte dos elementos das anteriores equipas, aportando o know-how de gestão que tem levado a excelentes resultados.

Herdade da Rocha
Herdade da Rocha

O mesmo acontecerá na Herdade da Rocha, com parte da equipa a manter-se em funções, nomeadamente o apaixonado fundador do projeto, Mário Rocha.

O projeto alentejano

O projeto Herdade da Rocha nasceu da paixão de Mário Rocha, também fundador da conhecida empresa de mobiliário ‘Antarte’, de Paredes. Com cerca de 60 hectares, junto à serra de S. Mamede, a Herdade da Rocha dedica nove hectares de vinha para produção própria e que colocou no mercado, no ano transato, cerca de 75 mil garrafas de vinho.

A empresa lançou a sua primeira colheita em 2012, engarrafando uma série limitada 1.350 garrafas e, em 2013, avançou para a produção dos vinhos ‘Couto Saramago Red Wine’ e ‘Couto Saramago Seleção’. O ano de 2016 ficou assinalado pelo lançamento dos vinhos branco e rosé. A marca Herdade da Rocha chegaria mais tarde.

Herdade da Rocha - adega
Herdade da Rocha – adega

Em 2014, foi construída uma adega imponente, de dois mil metros quadrados, da autoria do próprio Mário Rocha. Ali podemos encontrar três lagares graníticos na zona de vinificação, que é decorada com grafites pelo artista Fábio Carneiro. A sala das barricas está revestida com ripas de madeira e as portas de madeira maciça, esculpidas pelo artista Paulo Neves, contruídas a partir da árvore Cryptomeria. Também ao longo do espaço podem admirar-se várias obras de arte.

Atualmente, a Herdade da Rocha coloca no mercado vinhos brancos, tintos, rosés e monovarietais das castas alvarinho, arinto, alicante Bouschet e Syrah. Tem, ainda, a marca ‘Dueto’, que resulta da conjugação do melhor do Douro e Alentejo num só vinho.

Unidade de enoturismo

Mas, nem só de vinho vive a Herdade da Rocha, também possui uma charmosa unidade de enoturismo, cuja decoração é marcada, em cada recanto, pela presença de elementos naturais.

Herdade da Rocha - enoturismo
Herdade da Rocha – enoturismo

São oito as unidades de alojamento, divididas entre o edifício principal e suites externas individuais, piscina, estacionamento privativo e terraço comum.

A gastronomia regional alentejana, com uma interpretação mais cosmopolita, também está disponível no restaurante do empreendimento. Da oferta da Herdade da Rocha consta, ainda, a possibilidade de fazer piqueniques, calcorrear os seus passadiços, treinar golfe ou visitar a tapada cinegética, onde se podem encontrar ovelhas, cabras, veados ou coelhos bravos.