Sexta-feira, Dezembro 2Bem vindo(a) #winelover 😀

Graham’s apresenta exclusiva Coleção do Bicentenário

A Graham’s – reconhecida casa de vinho do Porto detentora de um “Royal Warrant” (fornecedor oficial da Casa Real), detida pela Symington Family Estates – acaba de apresentar a sua Coleção Bicentenário, que integra uma seleção de vinhos do Porto de renome mundial numa peça de mobiliário concebida especialmente para o efeito.

Composta por seis Portos Tawny Single Harvest e seis Portos Vintage clássicos, incluindo os reconhecidos vinhos de 1963, 1994 e 2011, a coleção foi pensada no âmbito dos 200 anos da marca – efeméride assinalada em 2020, mas que por força da pandemia foi adiada.

Graham's apresenta exclusiva Coleção do Bicentenário
Graham’s apresenta exclusiva Coleção do Bicentenário

Envelhecidos em perfeitas condições nas Caves Graham’s, em Vila Nova de Gaia, os vinhos da coleção foram especialmente selecionados por membros da terceira, quarta e quinta gerações da família Symington.

Os seis Portos Vintage contemplam exemplares de anos que correspondem a algumas das maiores declarações dos últimos dois séculos. Já os seis Tawny Single Harvest foram selecionados e engarrafados exclusivamente para a coleção, incluindo dois vinhos nunca lançados, de 2000 e 2006.

Graham’s - Coleção Bicentenário
Graham’s – Coleção Bicentenário

Destaque para, por exemplo, o Single Harvest Tawny de 1982, engarrafado pela primeira vez para assinalar o nascimento do Príncipe George de Cambridge, ou o Single Harvest Tawny de 2000, o primeiro ano em que se produziram vinhos do Porto nos revolucionários lagares modernos da família Symington – uma inovação marcante no setor do vinho do Porto.

Móvel elaborado à medida reúne e apresenta coleção

A Coleção Bicentenário da Graham’s é reunida num móvel-armário elaborado a partir de raríssima madeira de pau-rosa, certificada pelo “Forest Stewardship Council” (FSC), trabalhada por marceneiros portugueses da empresa especializada de mobiliário, WeWood.

Móvel elaborado à medida reúne e apresenta coleção
Móvel elaborado à medida reúne e apresenta coleção

Além dos vinhos, este “cabinet” contempla também um decantador de vidro soprado – de fabrico manual – e um conjunto de copos produzidos por Jancis Robinson MW, em parceria com o famoso designer britânico, Richard Brendon; um saca-rolhas especialmente concebido para retirar rolhas de vinhos finos e maduros e, finalmente, um funil decantador feito por encomenda pela Ourivesaria Coutinho, sediada no Porto.

Graham’s - Coleção Bicentenário
Graham’s – Coleção Bicentenário

A primeira edição da Coleção Bicentenário será leiloada pela Christie’s de Londres, no próximo mês de dezembro, em conjunto com uma viagem exclusiva à região do Porto e do Douro. As receitas angariadas com o leilão irão reverter para duas associações de caridade escolhidas pela família Symington: a “Scottish Wildlife Trust” e a Santa Casa da Misericórdia de Carrazeda de Ansiães.

LEIA TAMBÉM:  Portal LBV Porto Vintage 2014 entre os 100 melhores vinhos do ano para a Wine Enthusiast

As restantes 29 edições do “cabinet” serão produzidas por encomenda, podendo ser reservadas a partir de hoje, dia 18 de outubro. As primeiras unidades começam a ser entregues a partir de janeiro de 2023. Note-se que esta edição limitada está restrita a 30 conjuntos.

O lançamento da Coleção Bicentenário tem um enorme significado para nós como empresa familiar, celebrando não só a ilustre história da Graham’s e a inigualável excelência dos vinhos da marca, mas assinalando também o nosso compromisso de continuar a construir sobre estes alicerces durante os anos vindouros”, refere Johnny Symington, presidente da Symington Family Estates, acrescentando que “cada vinho no móvel-armário tem um significado pessoal para um membro da terceira, quarta ou quinta gerações da nossa família, representando o passado, presente e futuro do nosso negócio.”