Sexta-feira, Dezembro 2Bem vindo(a) #winelover 😀

Poças promove workshops e provas especiais no centro de visitas em Gaia

POÇAS desenhou uma programação especial com várias atividades relacionadas com o universo do vinho para os meses de outubro, novembro e dezembro, que terão lugar no Centro de Visitas do produtor do Douro, localizado no centro histórico de Vila Nova de Gaia.

O primeiro evento decorre já no próximo dia 26 de outubro e trata-se de uma prova especial de queijos em parceria com a Queijaria da Praça.

Centro de Visitas Vila Nova de Gaia
Centro de Visitas Vila Nova de Gaia

Durante esta atividade, os participantes irão provar cinco vinhos que irão harmonizar com cinco queijos nacionais: Ilha dos mistérios, S. Miguel cura especial 18 meses, Queijo da Beira Baixa DOP – Castelo Branco DOP, Cabra curado e Premium.

Diana Guedes - Queijaria da Praça
Diana Guedes – Queijaria da Praça

Com um valor de 45 euros por pessoa, esta prova especial de queijos organizada pela POÇAS, a decorrer a 26 de outubro, será acompanhada por Diana Guedes, ao leme do projeto Queijaria da Praça – loja de venda de queijos nacionais e internacionais, situada na Praça Marquês de Pombal, no Porto.

Os interessados poderão ficar a conhecer de perto alguns segredos deste produto tão apreciado – o queijo – e os vinhos que com ele melhor harmonizam, por exemplo, impressionar a família ou os amigos nos próximos jantares em casa.

Centro de Visitas Vila Nova de Gaia
Centro de Visitas Vila Nova de Gaia

Para celebrar o São Martinho, o Centro de Visitas da Poças irá realizar uma prova especial, entre os dias 7 e 13 de novembro, com oferta de castanhas assadas, entre as 15h00 e as 18h00. Pensada para os portugueses que não dispensam um bom Magusto, e para os estrangeiros que pretendem conhecer esta tradição tão portuguesa, esta atividade terá um valor de 18 euros por pessoa.

Ainda para o mês de novembro, mais precisamente para o dia 20, o produtor do Douro preparou um workshop de mixologia no seu Centro de Visitas, com o intuito de dar a conhecer os princípios básicos desta área, que tem vindo a conquistar cada vez mais curiosos e adeptos, e por consequência, a ser cada vez mais explorada no nosso país.

Carlos Santiago, gerente do The Royal Cocktail Club
Carlos Santiago, gerente do The Royal Cocktail Club

A par disto, os participantes poderão ainda aprender algumas das receitas mais conhecidas de cocktails com Vinho do Porto e Vermute. Com a coordenação do mixologista Carlos Santiago, gerente do The Royal Cocktail Club e vencedor do World Class em 2017, este workshop tem um valor de 30 euros por pessoa. É de mencionar que a Poças possui no seu vasto portefólio algumas referências de Vinho do Porto criadas a pensar na arte da coquetelaria – BRIG’S White e BRIG’S Rosé.

Prova de doçaria e vinho - Flagrante Delícia
Prova de doçaria e vinho – Flagrante Delícia

A pensar nos mais gulosos, a Poças vai promover também uma prova de doçaria e vinho, no dia 2 de dezembro, liderada por Leonor Sousa Bastos, chef de pastelaria e autora do blog Flagrante Delícia. Neste evento os participantes poderão aprender mais sobre a nova doçaria e pastelaria portuguesa, com pairing de vinhos do produtor nortenho. Esta atividade tem um valor de 30 euros por pessoa, e promete momentos ‘deliciosos’.

Com o propósito de celebrar a época natalícia, o Centro de Visitas da Poças vai realizar uma prova especial de Natal, no dia 16 de dezembro. Durante esta atividade, a Poças vai dar a provar algumas sugestões de vinhos que combinam na perfeição com os pratos mais típicos das festividades (bacalhau, polvo, peru e sobremesas fritas), para que os participantes possam retirar ideias e começar a planear a harmonização da sua ceia de Natal. Esta prova tem um valor de 20 euros por pessoa.

LEIA TAMBÉM:  Quinta da Pacheca celebra 10 anos da «nova vida» coroada de êxitos e expansão

É de salientar também que, em breve, a Poças terá uma nova série de eventos especiais – “Jantar Fora” – jantares com chefes convidados, que serão desafiados a criar pratos que não fazem habitualmente parte do seu menu, harmonizados com os vinhos da Poças. E outras surpresas que ficam por desvendar. Os preços por pessoa irão variar dependendo de cada jantar.

A par das atividades acima descritas, a Poças continua também com várias provas regulares durante os próximos meses, que podem ser marcadas em horário e dia à escolha, mediante disponibilidade: Seasonal Tasting DOC (14 euros), Seasonal Tasting Port (16 euros), Poças Signature (12 euros), Poças DOC Douro & Port (15 euros), Poças Winemaker Selection (18 euros), Poças Fora da Série (25 euros), Poças Golden Years (30 euros) e Poças Old Times (50 euros).

Estas experiências têm lugares limitados e podem ser marcadas através do website da POÇAS, através do email (visitors@pocas.pt) ou contacto telefónico (223203257), assim como todas as outras iniciativas da nova programação do Centro de Visitas da Poças.

“Com estas atividades, desenhadas pela nossa equipa de enoturismo, pretendemos dinamizar o nosso Centro de Visitas e estar cada vez mais próximo dos nossos clientes, a quem queremos proporcionar experiências únicas e diferenciadoras, já que é a inovação é algo que nos caracteriza”, refere Pedro Poças Pintão, CEO da Poças. “Da mixologia à doçaria, passando pelos queijos e vinhos, não faltam opções de programas interessantes para fazer em família ou com amigos. Convidamos toda a gente a juntar-se à família Poças ao longo dos meses de outubro, novembro e dezembro para participar nestes eventos especiais e, para o ano, mais surpresas serão reveladas, porque consideramos que esta aposta no (eno)turismo é algo que tem grande relevância e consequências a vários níveis, como reconhecimento internacional, posicionamento, fazendo parte da estratégia comercial de uma empresa que se orgulha dos seus mais de 100 anos.”, acrescenta o responsável.

O Centro de Visitas da Poças permite dar a conhecer a história da empresa centenária, os seus vinhos e as pessoas que fazem desta empresa familiar uma referência no panorama vínico nacional. Aberto de terça-feira a domingo, este espaço pode ser percorrido com visita guiada à adega e várias provas de vinho, disponíveis no site.

Na loja, podem encontrar-se toda as gamas de vinho do Porto e Douro DOC da marca, bem como algumas edições especiais.