Quinta-feira, Fevereiro 2
Shadow

Menin Wine Company lança 2ª edição do Programa de Desenvolvimento Local

No ano passado, a Menin Wine Company estreava o seu Programa de Desenvolvimento Local.

Os vencedores do concurso foram três instituições com um papel fundamental no seio da comunidade local: a Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Cumieira (que vai ter um novo espaço exterior), o Centro Humanitário de Sabrosa da Cruz Vermelha Portuguesa (que viu reforçado o número de camas, colchões, cadeiras de rodas, etc) e o GrowGreen Food Association (que aumentou os seus meios tecnológicos para ajudar a evitar o isolamento da população mais idosa).

Assim se vê que o contributo para o desenvolvimento social é feito de pequenos gestos que, juntos, se tornam gigantes para a melhoria da qualidade de vida de quem reside na região.

Menin Wine Company lança a 2ª edição do Programa de Desenvolvimento Local
Menin Wine Company lança a 2ª edição do Programa de Desenvolvimento Local

E é por isso que, pelo segundo ano consecutivo, a Menin Wine Company abre um novo concurso a instituições que queiram apresentar projetos concretos que visem favorecer a comunidade local.

Até 31 de dezembro deste ano, as candidaturas, totalmente gratuitas, podem ser entregues. Depois de devidamente avaliadas, os vencedores serão conhecidos em abril de 2023. 

“Este é um programa que pretende contribuir para a melhoria das condições de vida nas regiões onde estamos inseridos. Além da filantropia, queremos apoiar o empreendedorismo local, ampliando assim as possibilidades de trabalho na região”,

Mónica Lopes, embaixadora do programa

Rubens Menin e Cristiano Gomes, os dois empresários brasileiros que criaram a Menin Wine Company em 2018, sabem que a paixão só faz sentido quando se concretiza em ações. Apesar de a sua morada no Douro ser relativamente recente, rapidamente perceberam que havia mais a fazer. Amar uma região é, acima de tudo, cuidar de quem a habita. E cuidar pode ter tantas formas quantas as necessidades de cada pessoa, de cada lugar.

Menin Wine Company concurso a instituições que queiram apresentar projetos que visem favorecer a comunidade local
Menin Wine Company concurso a instituições que queiram apresentar projetos que visem favorecer a comunidade local

“Temos a crença de que “a filantropia muda o mundo” e por isto ao chegarmos ao Douro também esta é a nossa filosofia e agora com esta iniciativa damos os primeiros passos no sentido de contribuir para o desenvolvimento da região, das pessoas que aqui vivem, respeitando as suas condições, tradições e cultura”.

Beatriz Menin, Embaixadora

Não podendo dar a mão a todos, a missão é começar por ajudar instituições que tenham impacto real no dia a dia de quem trabalha e vive na região. Procuram-se instituições que resgatem técnicas artesanais já esquecidas no tempo, por exemplo, ou que passem conhecimento às gerações futuras e que promovam a inclusão nas comunidades. Num estímulo ao empreendedorismo também são elegíveis projetos criadores de postos de trabalho que fomentem a criação de valor para a região.