Quinta-feira, Fevereiro 2
Shadow

Crianças pintam mural artístico em iniciativa da Bagos D’Ouro

No recinto da Escola Básica e Secundária D. Sancho II, ganhou vida um novo mural artístico, repleto de cores e formas que homenageiam o concelho de Alijó e a região do Douro.

À imagem das uvas e das vinhas, juntaram-se ainda a representação de várias profissões – da ciência ao espaço – e ainda do Rei que dá nome à escola.

Crianças pintam mural artístico em iniciativa da Bagos D’Ouro
Crianças pintam mural artístico em iniciativa da Bagos D’Ouro

As ideias partiram da criatividade dos próprios alunos e foram interpretadas por Tiago Godmess. O street artist coordenou, na última semana, a pintura do mural, ensinando a técnica do graffiti aos jovens e ainda aos professores e familiares que se juntaram à iniciativa, que teve também a colaboração da Câmara Municipal de Alijó.

Esta ação integra o programa “Faz Parte!”, lançado este ano pela Associação Bagos D’Ouro como forma de combater a exclusão social, através de atividades ligadas à expressão artística, à exploração da natureza e do património e também à intervenção em espaço público.

Programa “Faz Parte!”
Programa “Faz Parte!”

O programa, que envolve crianças e jovens dos seis concelhos durienses onde a Associação atua, tem contribuído para contrariar a escassez e difícil acesso a conteúdos artísticos que ainda persiste na região.

Ação integra o programa “Faz Parte!”
Ação integra o programa “Faz Parte!”

Segundo Cláudia Melo, Diretora Artística do “Faz Parte!”, a Associação está convicta que “esta e outras ações do programa «Faz Parte!» promovem não só a integração social, mas também o desenvolvimento e a construção individual de cada um dos jovens”.

“Acreditamos que cada criança tem aqui a oportunidade de se manifestar, através de um programa que lhes providencia ferramentas para que o façam através das expressões artísticas. Revela-se ainda a importância do potencial transformador da arte, quer na condição material, quer imaterial”, acrescenta.

O programa “Faz Parte!” surge como complemento à atividade que a Bagos D’Ouro desenvolve há mais de 10 anos, nomeadamente, o apoio escolar e social a cerca de 200 crianças de famílias carenciadas de Alijó, Armamar, Murça, Sabrosa, São João da Pesqueira e Tabuaço.

LEIA TAMBÉM:  Inscrições para a 10ª edição do Concurso Vinhos de Portugal já se encontram abertas

O “Faz Parte!”, financiado pelo Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego e pela iniciativa Portugal Inovação Social, destina-se a crianças dos 6 aos 18 anos e conta com a colaboração de uma vasta equipa de artistas, arquitetos, autores e criativos, em que se inclui Tiago Godmess, que tinha já cocriado um outro mural, na Escola Básica e Secundária Abel Botelho, em Tabuaço.