Quinta-feira, Fevereiro 2
Shadow

Academia Amorim promove conferência «A evolução climática e desafios para a vinha e o vinho»

Academia Amorim, organização internacional criada pelo Grupo Amorim com o objetivo de incentivar a investigação em enologia, o conhecimento sobre o vinho e a inovação nas práticas de vitivinicultura, promove no próximo dia 11 de outubro, no World of Wine – Gaia (Rua do Choupelo – Vila Nova de Gaia), a partir das 16:30h, a conferência «A evolução climática e os desafios para a vinha e o vinho».

O encontro, que assinalará o trigésimo aniversário da Academia Amorim, contará com a presença de especialistas do mundo do vinho, entre os quais Jocelyne Pérard, um dos grandes nomes da investigação em climatologia e vinho, professora da universidade de Dijon (Borgonha – França) e que se encontra à frente da comissão «Culture et Traditions du vin» da UNESCO. A ocasião servirá também para a atribuição do «Grand Prix Sciences & Recherche».

Academia Amorim promove conferência «A evolução climática e desafios para a vinha e o vinho»
Academia Amorim promove conferência «A evolução climática e desafios para a vinha e o vinho»

Presidida por Jean-Marie AURAND, diretor geral honorário da OIV – Organização Internacional da Vinha e do Vinho, a Academia Amorim propicia, assim, mais uma enriquecedora discussão à volta de uma das temáticas que tanto preocupa atualmente o universo do vinho: as alterações climáticas, o equilíbrio do planeta e a sustentabilidade. Na verdade, assiste-se hoje a preocupantes transformações nas caraterísticas climatéricas globais que poderão detonar alterações substanciais nos aromas e sabores de diferentes tipos de vinho.

De resto, têm sido notícia, eventos climáticos extremos que impactam os ciclos de crescimento e maturação nas vinhas de diversas regiões produtoras. Urge, pois, identificar soluções que mitiguem o impacto das alterações climáticas na produção de vinho. Alguns especialistas internacionais apontam a correta escolha das castas, a reorganização do modo de plantação das vinhas e a migração da produção para outras latitudes (e altitudes) como potenciais caminhos alternativos.

LEIA TAMBÉM:  Inscrições para a 10ª edição do Concurso Vinhos de Portugal já se encontram abertas
Conferência discute as alterações climáticas, o equilíbrio do planeta e a sustentabilidade
Conferência discute as alterações climáticas, o equilíbrio do planeta e a sustentabilidade

O programa da conferência «A evolução climática e os desafios para a vinha e o vinho» inclui igualmente a entrega do «Grand Prix Sciences & Recherche», galardão que premeia o vencedor com um valor de 5000 euros para uma tese de doutoramento em campos que podem ser tão diversos quanto a enologia, a sociologia e a história e cujos resultados tenham guiado a novos conhecimentos sobre o vinho e o seu meio-ambiente.

A Academia Amorim, fundada em 1992 em França, promove fóruns temáticos em que reúne especialistas, profissionais e simples interessados no tema, unidos na mesma paixão pelo vinho.  As inscrições são gratuitas, mas limitadas e podem ser feitas por email para teresa.castelobranco@amorim.com.