Terça-feira, Novembro 29Bem vindo(a) #winelover 😀

VINIPAX destaca os vinhos de Beja e os vinhos de talha

A VINIPAX abre as portas em Beja no dia 30 de setembro, sexta-feira, às 18 horas e prolonga-se pelo fim de semana até ao dia 2 de outubro, domingo, às 19 horas.

A VINIPAX é uma feira que mostra a cultura dos Vinhos do Sul, nomeadamente das regiões do Alentejo, Algarve, Península de Setúbal e Tejo.

VINIPAX destaca os vinhos de Beja e os vinhos de talha
VINIPAX destaca os vinhos de Beja e os vinhos de talha

Nestas regiões a influência mediterrânea é mais notória, com semelhanças ao nível das castas e dos métodos culturais, aliados à moderna tecnologia, concorrem para a produção de vinhos gulosos, maduros, expressivos e com amplo espectro de degustação, que marcam a identidade dos Vinhos do Sul. 

Nesta 14ª edição do maior evento de Vinhos do Sul de Portugal, estarão presentes cerca de 4 dezenas de produtores, distribuídos pelas várias regiões, mas com destaque para o Alentejo.

VINIPAX decorre de 30 de setembro a 2 de outubro
VINIPAX decorre de 30 de setembro a 2 de outubro

Para além destes produtores ainda marcarão presença o Instituto de Vinhos do Douro e do Porto, enquanto região convidada, a Associação de Municípios Portugueses do Vinho, a Comissão Vitivinícola do Algarve, a Associação de Produtores de Vinho de Talha, a Vitifrades, o município de Vidigueira, que apresentará a Rota do Vinho de Talha, o município de Mértola que trás os vinhos deste concelho, o município de Oeiras que apresenta os Vinhos de Carcavelos, o município de Pinhel – cidade do Vinho 2022, o município de Almendralejo que dá a conhecer os vinhos desta região espanhola e o município de Ourique que irá proporcionar provas de degustação do presunto de porco alentejano com os vinhos presentes na feira. 

VINIPAX - edição anterior
VINIPAX – edição anterior

“Neste recomeço contamos com 37 expositores, que representam 60 marcas e mais de 300 referências e daremos ênfase particular aos vinhos de Beja e aos Vinhos de Talha”, sem, contudo, “deixar de transmitir uma dimensão mais ampla das excelentes ofertas de vinho de todas as regiões do país. O vinho é um dos elementos centrais da economia local, fator potenciador do turismo e ainda um dos embaixadores de excelência do concelho e da região em Portugal e no estrangeiro”. 

Presidente da Câmara Municipal de Beja, Paulo Arsénio

Este ano, a VINIPAX apresenta uma renovada Loja de Vinhos, com um horário alargado, que permitirá a compra dos vinhos representados neste evento.  

VINIPAX - edição anterior
VINIPAX – edição anterior

Na programação da VINIPAX 2022, além das habituais provas comentadas promovidas pelos produtores presentes, a Associação dos Produtores de Vinho de Talha irão recriar uma taberna/adega tradicional com provas regulares de Vinho de Talha. Será ainda promovida a estreita ligação dos vinhos e da gastronomia, através da realização de provas de harmonização, no espaço SUL À MESA, onde assinalarão presença alguns dos chefs e restaurantes de excelência da região de Beja. 

No dia 30 de setembro, sexta-feira, destacamos às 15h00 – a preparação das costeletas de borrego pelo chef Romão Reis (Vila Galé Clube de Campo); às 16h30 o chef El Chali irá preparar “Sabores da terra com grão de bico” (Alqueva com Sabor); às 18h00 – prova de vinhos do Douro e Porto (Instituto dos Vinhos do Douro e Porto); às 19h15 – prova de vinhos de Beja escolhidos e comentados por Aníbal Coutinho. 

LEIA TAMBÉM:  À descoberta dos aromas do Douro com as provas de vinhos da Wine & Soul

No dia 1 de outubro, sábado, o programa inicia-se às 15h00 com uma conversa sobre o “Programa de sustentabilidade dos vinhos do Alentejo por João Barroso (CVR Alentejana); às 15h30 – “O vinho na restauração: serviço e a carta de vinhos”, por Aníbal Coutinho; às 16h30 – “Prova temática de vinhos do Alentejo” (CVR Alentejana); às 17h00 – apresentação da candidatura da técnica de produção do vinho de Talha Património Cultural Imaterial (Stand Município da Vidigueira); às 17h30 – “Prova de vinhos de Talha” na Taberna do Vinho de Talha (Associação de Produtores de Vinho de Talha); às 17h30 a Chef Celeste Remexido (restaurante Solar da Campaniça, uma parceria da Acos com o Lana Caprina) promove um “showcooking à campaniça”; às 19h00 – “Introdução aos vinhos do Douro e Porto” por Aníbal Coutinho. 

No último dia da Vinipax, no domingo, dia 2 de outubro, as atividades iniciam-se às 11h30 com o Chef Mayank Mainra (restaurante Masala – Shisha & Food Fusion) que preparará “Mini Kebabs e Panipuri”; às 15h00 a chef Saudade Campião (restaurante a Pipa) confecionará uma “Sopa de Cação”; às 15h00 decorrerá uma “Oficina de pintura com vinho” dinamizada por Isabel Janeiro; às 16h45 Manuel Baiôa apresenta uma prova de vinhos sob o tema: “Vinho de Talha: o vinho ancestral do Alentejo”; finalmente o Chef Hugo David irá confecionar às 17h30 “alheira de caça e javali com alecrim” 

A VINIPAX reconsolida-se assim no calendário de mostras vínicas nacionais de referência, desta vez no seio do conjunto de eventos integrados, designado por PATRIMÓNIOS DO SUL. Trata-se de uma homenagem ao melhor da vida e da experiência alentejana que será partilhada por milhares de visitantes, amadores e profissionais. Premeia, também, a quebra de barreiras entre regiões vinhateiras vizinhas com as quais se constrói o maior evento expositivo de vinhos do Sul de Portugal. 

Para mais informações consultar: 

PROGRAMA COMPLETO