Terça-feira, Fevereiro 7
Shadow

Brut Experience avalia mais de 100 espumantes brutos produzidos em todo o mundo

A 5ª edição do Concurso Internacional de Espumantes Brut Experience decorre, no dia 28 de outubro próximo, no Hotel Holiday Inn Lisboa Continental, em Lisboa e irá avaliar a qualidade de mais de uma centena de espumantes produzidos em Portugal e vários países produtores internacionais. 

O Concurso Brut Experience é aberto a todos os espumantes Brutos e Brutos Naturais produzidos através dos métodos tradicional, natural e de charmat, engarrafados em todas as regiões do mundo.

Brut Experience avalia mais de 100 espumantes brutos produzidos em todo o mundo
Brut Experience avalia mais de 100 espumantes brutos produzidos em todo o mundo – ©Enric Vives-Rubio

São avaliados por um júri composto por jornalistas e críticos da especialidade, escanções, enólogos e proprietários de lojas de vinho de diversas nacionalidades.

O resultado final dos espumantes em competição será a média aritmética da pontuação dada pelos juízes, excluindo as notas mais alta e mais baixa. Servirá para definir as Medalhas de Prata (85 a 89,9 pontos), Ouro (90 a 94,9 pontos) e os Prémios de Prestígio (Mais de 95 pontos) entre os espumantes concorrentes.

Organizado por José Miguel Dentinho, jornalista, crítico e provador de vinhos em vários concursos nacionais e internacionais, e Luís Gradíssimo, formador na área da enogastronomia e detentor da marca Enophilo, o Concurso Internacional de Espumantes Brut Experience 2022 pretende avaliar a qualidade de espumantes brutos de todo o mundo, distinguir e dar a conhecer, aos consumidores, os melhores espumantes nacionais e internacionais, estimular a produção de espumantes de qualidade e contribuir para a expansão da cultura do espumante.