Sexta-feira, Dezembro 2Bem vindo(a) #winelover 😀

Prats & Symington dá a conhecer o Chryseia 2020

A Prats & Symington – a joint venture entre Bruno Prats, produtor de Bordéus e antigo proprietário do Château Cos d’Estournel, e a Symington Family Estates, maior proprietária de vinhas do Douro – acaba de apresentar o Chryseia 2020.

Chryseia 2020
Chryseia 2020

Tendo-se afirmado nas duas últimas décadas como um dos DOC Douro de referência, a apresentação do novo vinho contou com a presença de Bruno Prats, Rupert Symington e Johnny Symington.

Prats & Symington dá a conhecer o Chryseia 2020
Prats & Symington dá a conhecer o Chryseia 2020

“joint venture” entre as duas famílias teve início em 1999. A combinação de conhecimentos e tradições de duas das regiões de vinho de maior relevo do mundo resultou na produção de um vinho de excelência no Douro.

A sua segunda colheita, o Chryseia 2001, garantiu a primeira entrada de um vinho tranquilo português no TOP 100 anual da Wine Spectator, alcançado a posição 19 com 94 pontos.

Quinta de Roriz
Quinta de Roriz

Recorde-se, ainda, que em janeiro de 2013, o Chryseia 2011 alcançou uma pontuação de 97 pontos na Wine Spectator, a segunda nota mais alta de sempre atribuída pela publicação a um vinho tranquilo português, tendo ainda sido classificado na terceira posição no TOP 100 de 2014 da revista.

Nova geração de produtores

As famílias Prats e Symington fazem parte de uma nova geração de produtores de DOC Douro, tendo o Chryseia desempenhado um papel fundamental enquanto um dos pioneiros no surgimento e na afirmação dos vinhos não fortificados do Douro.

Para além do Chryseia, a Prats & Symington produz também os DOC Douro Post Scriptum e Prazo de Roriz.