Quinta-feira, Fevereiro 2
Shadow

Receba o outono na Quinta do Bomfim com gastronomia e provas

Propriedade da família Symington há cinco gerações, a Quinta do Bomfim, no Pinhão, apresenta cada vez mais um roteiro com diferentes propostas para que os visitantes possam não só usufruir da paisagem duriense, mas também ficar a conhecer mais sobre o terroir do Douro e sobre o vinho do Porto.

Entre passeios pelas vinhas, provas de vinhos e o novo restaurante Bomfim 1896 with Pedro Lemos há muito para descobrir nesta propriedade com mais de um século de história.

Receba o outono na Quinta do Bomfim com gastronomia e provas
Receba o outono na Quinta do Bomfim com gastronomia e provas

Localizada junto à estação de comboio do Pinhão (cinco minutos a pé) e a cerca de 1h30 de carro da cidade do Porto, a Quinta do Bomfim sugere que o roteiro se inicie com a visita guiada ao museu, adega e armazém antigo – espaço que terá sido concluído em 1896 e que foi projetado com um complexo sistema de asnas de madeira, onde ainda se guardam os vinhos do Porto produzidos na quinta antes de serem transferidos para as Caves de Gaia.

A visita vai também dar a conhecer, além de pormenores do terroir do Douro e da história dos Symington, a adega de lagares do Bomfim, que está equipada com modernos lagares concebidos pela família no início do século XX, que representam a mais avançada tecnologia de vinificação de vinho do Porto.

Após a visita, chega o momento da prova, sendo que neste Centro de Enoturismo da Symington estão à disposição provas não só de vinhos do Porto – como é o caso da Prova Clássica (17 euros), que integra vinhos como o Cockburn’s Special Reserve, Graham’s LBV e o Dow’s10 anos Tawny –, como também de vinhos DOC Douro da família, na qual podem ser degustados os vinhos Altano Branco, Quinta do Ataíde e ainda Quinta do Vesúvio (22 euros).

Para as visitas que são feitas em família, há atividades pensadas para os mais pequenos, que incluem passatempos e oferta de sumo de uva.

Para reconfortar o estômago, a sugestão é realizar um piquenique no terraço do Centro de Enoturismo, apreciando a vista para o rio Douro.

Piquenique no terraço do Centro de Enoturismo
Piquenique no terraço do Centro de Enoturismo

O menu do piquenique, que tem assinatura do Chef Pedro Lemos, conta com iguarias como sopa fria de tomate coração de boi, carapau de escabeche, empada de galinha ou queijadas de alfazema.

Os petiscos são entregues numa cesta típica de piquenique e são acompanhados por uma garrafa de Altano Branco (por cada duas pessoas) e ainda de um cálice de Porto Dow’s 10 anos ou LBV. O piquenique está disponível pelo valor de 35 euros por pessoa (deve ser reservado com 24 horas de antecedência).

A descoberta “dos segredos dos vinhos do Douro” pode continuar com um passeio pelas vinhas. Com três percursos disponíveis (mediante o grau de dificuldade), variando entre 15 e 90 minutos, os três trilhos pedonais existentes permitem ficar a saber mais sobre o solo, clima e orografia do Douro, assim como descobrir a “Coleção de Castas da Symington” – um projeto de investigação que visa salvaguardar a diversidade genética das castas do Douro, assim como estudar o seu potencial vitícola e enológico. O valor da experiência é de cinco euros, sendo que cada visitante tem direito a um mapa, um cantil de água e ainda um chapéu de palha.

LEIA TAMBÉM:  Inscrições para a 10ª edição do Concurso Vinhos de Portugal já se encontram abertas
Bomfim 1896 with Pedro Lemos
Bomfim 1896 with Pedro Lemos

Depois de um pôr de sol no terraço, a degustar um Porto Tónico com amêndoas torradas, a sugestão de jantar é à mesa do mais recente projeto gastronómico da Symington: Bomfim 1896 with Pedro Lemos. Inserido num antigo armazém de vinhos totalmente remodelado, o espaço é uma ode à cozinha clássica e à alta gastronomia, inspirando-se nas cozinhas de família do Douro, com as de grandes chaminés e a confeção a lenha.

A carta, que tem o “fogo” como um elemento transversal a todos os pratos, é complementada com os vinhos do portefólio da Symington Family Estates, assim como de produtores amigos da família (nacionais e internacionais).

O peixe de mar, o marisco da mais alta qualidade, e as carnes de produtores nacionais (e locais) são apenas alguns dos ingredientes que vão estar em destaque no Bomfim 1896 with Pedro Lemos.

Bomfim 1896 with Pedro Lemos
Bomfim 1896 with Pedro Lemos

Na carta do novo restaurante encontram-se sugestões como ostras, uvas e champagne; peixe do dia braseado, bivalves, lula em caldeirada; pato, barrigoule, lentilhas e cogumelos; ou mil-folhas, creme fumado e caramelo salgado. O espaço está aberto de quarta-feira a domingo, das 12h00 às 23h00. As reservas podem ser realizadas através do site Bomfim1896.pt.

As restantes experiências na Quinta do Bomfim podem ser agendadas através de contacto telefónico (351 254 730 370), e-mail (quintadobomfim@symington.com) ou site www.symington.com, sendo a pré-reserva obrigatória.