Terça-feira, Outubro 4Bem vindo(a) #winelover 😀

Portugal apresenta nova campanha europeia de Vinhos Ibéricos

A ViniPortugal, Organização Interprofissional do Vinho de Portugal, em parceria com a congénere espanhola, OIVE, apresentou, esta terça-feira, 20 de setembro, a nova campanha europeia de Vinhos de Espanha e Portugal, na Sala de Provas dos Vinhos de Portugal, em Lisboa.

Com o apoio da União Europeia, a ViniPortugal e a OIVE lançaram uma nova campanha promocional inédita na história do vinho ibérico.

Portugal apresenta nova campanha europeia de Vinhos Ibéricos
Portugal apresenta nova campanha europeia de Vinhos Ibéricos

Com o mote “Feel The European Quality With Wines From Spain and Portugal“, esta é uma das muitas ações previstas no programa conjunto das entidades, que terá a duração de três anos e que procura mostrar a qualidade e a tradição vitivinícola dos dois países.

Campanha "Feel The European Quality With Wines From Spain and Portugal"
Campanha “Feel The European Quality With Wines From Spain and Portugal”

O evento contou com a presença do Presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão, e da Diretora-Geral da OIVE, Susana García Dolla, bem como de outros representantes institucionais e associações que apoiam o desenvolvimento do sector vitivinícola.

Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal
Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal

“Esta é uma campanha promocional europeia que também pretende abranger os turistas que visitam Portugal e Espanha, com o objetivo de lhes fornecer informações sobre os vinhos de qualidade disponíveis nos dois países. Por outras palavras, queremos sensibilizar os turistas internacionais sobre vinhos portugueses e espanhóis, sua história, cultura, harmonizações… e assim encorajá-los a consumir de forma responsável”.

Frederico Falcão

A campanha decorrerá em Espanha e Portugal até 2024 e tem um investimento de mais de 2 milhões de euros para todo o período.

Susana García Dolla, Diretora-Geral da OIVE
Susana García Dolla, Diretora-Geral da OIVE

Esta será também dirigida aos profissionais do vinho (importadores e sommeliers), aos meios de comunicação, aos líderes de opinião e aos turistas europeus que visitam qualquer um dos dois países ao longo dos três anos.

Campanha "Feel The European Quality With Wines From Spain and Portugal"
Campanha “Feel The European Quality With Wines From Spain and Portugal”

Uma paixão partilhada

Se existe uma área que se pode orgulhar da qualidade, autenticidade, história e tradição dos seus vinhos, é a Península Ibérica. E não apenas porque Espanha e Portugal têm muita tradição no mundo dos vinhos, mas também porque partilham algum em comum: uma paixão pelo vinho.

O que realmente faz destacar os vinhos ibéricos é a paixão com que são feitos. Um sentimento partilhado que implica a criação sob a mais alta qualidade, através da qual é possível viajar até ao local de onde provêm. Porque quando se prova um vinho de Espanha ou Portugal sente-se a terra, o trabalho e, sobretudo, a longa tradição por detrás de cada um deles. Também se é transportado para o clima em que as vinhas crescem, sentindo cada rio, vale, montanha…

Porque cada vinho é uma viagem à qualidade, à história e a um mundo de sabores e características que não existem em nenhum outro lugar do planeta.

Campanha promocional inédita na história do vinho ibérico
Campanha promocional inédita na história do vinho ibérico

Além disso, o sector desempenha um papel fundamental na sustentabilidade económica, social e ambiental de muitas aldeias em Espanha e Portugal, gerando milhares de empregos diretos e indiretos que vão muito para além das vinhas e adegas, prevenindo e combatendo o despovoamento rural. Na realidade, o seu impacto positivo não se limita apenas aos países produtores, mas contribui também para impulsionar a economia europeia através de atividades como o transporte, logística, marketing e vendas.

LEIA TAMBÉM:  Steakhouse 1828 lança menu com as “melhores carnes do mundo”

O sector do vinho na Península Ibérica

Espanha:

Espanha é um dos países com a maior variedade e qualidade de vinhos do mundo, e isto devido à sua grande variedade de castas e terroirs, que tornam os vinhos únicos, sendo ainda um exportador de vinho com uma produção significativa.

– 950.000 ha de vinha (1º no mundo)

– 101 Denominação de Origem Protegida (DOP)

– 42 Indicação Geográfica Protegida (IGP)

– Produção: 39,9 M hL em 2021 (- 13,2% de ano para ano)

– Exportações: 23,6 M hL. em 2021 (+ 14,4% de ano a ano) (1ª no mundo)

– Valor de exportação: 2,858 milhões de euros em 2021 (+ 10,9% numa base anual)

Os principais importadores de vinho espanhol são Alemanha (12%), seguida pelo Reino Unido (11,9%), Estados Unidos (11,5%), França (7,3%) e Suíça (4,5%).

Portugal:

Portugal é o décimo maior produtor de vinho do mundo e o país da União Europeia com a maior diversidade de castas por quilómetro quadrado, com mais de 250 castas autóctones.

O desempenho estrangeiro dos vinhos portugueses tem sido significativo ao longo da última década, com uma taxa média de crescimento que tem ultrapassado os 3% ao ano. Assim, este produto já representa mais de 2% do total das exportações portuguesas, estando perto de atingir a marca dos mil milhões de euros.

– 192 mil ha de vinha (9º no Mundo)

– 31 Denominação de Origem Protegida

– 14 Indicação Geográfica Protegida

– Produção: 7,3 Milhões hL em 2021

– Exportações: 3,3 M hL em 2021

– Valor de exportação: 925 milhões de euros em 2021

Os principais importadores de vinho português são França (12,4%), seguindo-se Estados Unidos (11,2%), Reino Unido (10,5%), Brasil (7,9%) e Alemanha (5,8%).