Terça-feira, Outubro 4Bem vindo(a) #winelover 😀

Dona Paterna oferece copo de Alvarinho para celebrar Dia Mundial do Turismo

No dia 27 de setembro (terça-feira), quem almoçar no restaurante A Lanterna, em pleno centro histórico da Vila de Melgaço, será brindado com um copo de vinho alvarinho Dona Paterna.

A ação é uma forma da marca Dona Paterna assinalar o Dia Mundial do Turismo.

Dona Paterna oferece copo de Alvarinho para celebrar Dia Mundial do Turismo
Dona Paterna oferece copo de Alvarinho para celebrar Dia Mundial do Turismo

​​​A efeméride, celebrada desde 1980, promove a tomada de consciência sobre o valor social, cultural, político e económico do turismo e a contribuição desta atividade para serem alcançados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Este ano, a Organização Mundial do Turismo (OMT) comemora o dia com um foco no futuro. A entidade sublinha que este é o momento para repensar a forma como fazemos turismo: colocar as pessoas e o planeta em primeiro e juntar todos em torno de uma visão comum e partilhada de um turismo mais sustentável, inclusivo e resiliente.

Melgaço é um lugar de excelência. Aqui há natureza, desporto, cultura, história, património, boa gastronomia e alvarinho, que, aliás, é uma das principais atrações turísticas, e em crescendo. 

Uvas Alvarinho
Uvas Alvarinho

«Os turistas visitam a nossa região à espera de uma diversidade de atividades. E encontram, porque temos de facto uma enorme oferta. Aliado a isso temos o alvarinho, de qualidade e único.», refere o produtor Carlos Codesso, considerando que «é na mesa que os nossos alvarinhos revelam o que de melhor têm para oferecer, em conjunto com a deliciosa gastronomia da região. Por isso decidimos brindar todos os visitantes do restaurante A Lanterna neste Dia Mundial do Turismo.»

Alvarinho Reserva e Alvarinho Trajadura são as escolhas para um brinde ao Dia Mundial do Turismo.

Vinhos Dona Paterna
Vinhos Dona Paterna

O vinho Alvarinho Reserva Dona Paterna é um clássico.

Um néctar cheio de delicadeza, frescura e mineralidade, com fruta branca delicada, citrinos, tons salinos e flores.

Ideal como aperitivo ou para acompanhar mariscos, pratos de peixe ou pratos de carnes de aves. Deve ser bebido entre 10-11ºC.

O vinho Alvarinho Trajadura Escolha Dona Paterna resulta da combinação harmoniosa da casta Alvarinho com a casta Trajadura. Apresenta uma cor amarela citrina, aroma elegante e mineral e delicado paladar.

Este vinho é ideal como aperitivo ou para acompanhar mariscos, pratos de peixe ou pratos de carnes de aves. Deve ser bebido entre 8-9ºC.

Graças à exposição atlântica e a um clima caracterizado por elevada pluviosidade, humidade atmosférica, temperatura amena e pequenas amplitudes térmicas, a casta alvarinho atinge neste terroir o máximo das suas potencialidades.

LEIA TAMBÉM:  Comissão Vitivinícola Regional do Tejo celebrou aniversário e final da vindima com ‘Adiafa do Tejo’

O vinho Alvarinho é um vinho nobre. Esta casta só se produz até 200 metros de altitude, e é aqui que esta casta encontra as condições ideais para o cultivo e maturação. Por isso a sua raridade e baixa produção. Monção e Melgaço é, não só o berço, mas o solar do Alvarinho.

A sub-região de Monção e Melgaço foi criada em 1908, integrada na Região dos Vinhos Verdes, mas a casta Alvarinho existe em Portugal há mais de 700 anos.

Sinergias com os atores do território

Com esta ação, a marca Dona Paterna volta, uma vez mais, a apostar em sinergias com os produtores locais. 

«Só faz sentido criando experiências que envolvem o território. Os vários agentes que aqui atuam. A sub-região só faz sentido assim e, para isso, temos de trabalhar em conjunto. O visitante, o cliente, não quer apenas uma experiência ou produto, mas sim uma variedade de vivências.».

Carlos Codesso

Quem visitar o restaurante A Lanterna neste dia receberá ainda um outro miminho da marca Dona Paterna, como forma de agradecimento pela escolha neste Dia Mundial do Turismo.

O restaurante A Lanterna situa-se em pleno centro histórico de Melgaço – Rua Dr. Afonso Costa, 53, Melgaço, Portugal, 4960-519. O espaço convida a saborear os sabores autênticos de Melgaço. As reservas podem ser efetuadas através do telefone 251 402 602.