Terça-feira, Outubro 4Bem vindo(a) #winelover 😀

Arrebita Idanha Bio regressa com Ljubomir Stanisic e The Legendary Tigerman

Já considerado um festival de culto pela comunidade gastronómica, à terceira edição o Arrebita Idanha Bio ganha uma outra dimensão e junta à gastronomia uma forte componente de entretenimento… E rock ‘n roll.

Nos dias 1 e 2 de outubroo evento regressa às aldeias de Penha Garcia e Idanha-a-Velha com uma comitiva de mais de 20 chefs, momentos culturais únicos e um mercado de produtores, mantendo o foco na sustentabilidade, biodiversidade e promoção dos produtos da Bio-Região de Idanha-a-Nova.

Arrebita Idanha Bio regressa com Ljubomir Stanisic e The Legendary Tigerman
Arrebita Idanha Bio regressa com Ljubomir Stanisic e The Legendary Tigerman

Entre as grandes novidades da edição de 2022 do Arrebita Idanha Bio está a “Blues & Fire Party”, uma verdadeira celebração de música e gastronomia que irá juntar Ljubomir Stanisic, The Legendary Tigerman e Ray em torno de um fire pit no centro da aldeia histórica de Idanha-a-Velha.

Chef Lubjomir
Chef Lubjomir, foto – Paulo Barata

Esta é a primeira vez que Ljubomir e Paulo Furtado se juntam depois de “Pela Estrada Fora”, a série documental estreada na Opto/SIC em junho deste ano e que os levou a percorrer Portugal “em busca do seu Lado B”.

Paulo Furtado, "The Legendary Tigerman"
Paulo Furtado, “The Legendary Tigerman”

Com uma programação ainda mais diversificada em relação aos anos anteriores, o Arrebita Idanha Bio 2022 arranca no dia 1 de outubro, sábado, na aldeia de Penha Garcia. Das 12h30 às 18h30, 11 chefs irão cozinhar no deslumbrante cenário dos moinhos de rodízio do Parque Icnológico, em pleno Geopark Naturtejo reconhecido pela UNESCO.

David Jesus (Seiva, Leça da Palmeira), Gil Fernandes (Fortaleza do Guincho, Cascais, 1* Michelin), Shay Ola (Queimado, Costa da Caparica), Guilherme Sousa (Terroir, Lisboa) e o reconhecido chef Miguel Castro e Silva fazem parte do elenco do primeiro dia, que conta ainda com a reconfortante Sopa de Grão preparada pelo Sr. Domingos, “guardião” dos fósseis e moinhos de Penha Garcia. Durante o dia, haverá animação contínua, com atuação das adufeiras de Penha Garcia e DJ.

No domingo, 2 de outubro, a festa da gastronomia em movimento desloca-se para o centro da aldeia histórica de Idanha-a-Velha. A partir das 12h, mais de uma dezena de chefs, entre os quais Vincent Farges (Epur, Lisboa, 1* Michelin), André Cruz (Feitoria,  Lisboa, 1* Michelin), João Correia (Dois Petiscos, Santarém), Arnaldo Azevedo (Vila Foz, Porto, 1* Michelin) e Luís Brito (A Ver Tavira, Tavira, 1* Michelin), servem os mais deliciosos pratos preparados com os melhores ingredientes biológicos.

LEIA TAMBÉM:  BOGANI nos principais festivais urbanos
Mercado de Produtores da Bio-Região de Idanha-a-Nova
Mercado de Produtores da Bio-Região de Idanha-a-Nova

Neste dia, outro dos destaques vai para o Mercado de Produtores da Bio-Região de Idanha-a-Nova, além de animação com DJs e artistas locais.

Animação com DJs
Animação com DJs

Com início marcado para as 18h30, a “Blues & Fire Party”, com Ljubomir Stanisic, The Legendary Tigerman e Ray, marcará o encerramento do evento com muito ritmo e cozinha de fogo. Na grelha, na guitarra ou no microfone, a ideia é dar rock ‘n roll à cozinha através de uma performance única e irrepetível.

Com entrada gratuita em ambos os dias, os pratos terão o preço único de 6 €. O Arrebita Idanha Bio colocará ainda à disposição de todos os visitantes vários bares de vinho, cerveja, cocktails e sumos naturais, criteriosamente escolhidos para harmonizar da melhor forma com as especialidades dos chefs 

Mais informações em www.arrebitaportugal.pt