Terça-feira, Outubro 4Bem vindo(a) #winelover 😀

Restrito celebra 15 anos a representar o genuíno carácter do Douro

A Restrito, atualmente, apresenta um portfólio com seis vinhos e comemora 15 anos de existência. Um projeto que teve origem num grupo de amigos que comunga a paixão pelos vinhos e, que com o decorrer do tempo, se assumiu como uma marca que representa verdadeiramente o genuíno carácter do Alto Douro Vinhateiro, conquistando diversos prémios nacionais e internacionais.

Impulsionados pelo enólogo Carlos Magalhães, na altura responsável pela formação em enologia destes empreendedores, os membros da Restrito decidiram adquirir um lote de vinho tinto de 2006, nascendo assim a Restrito.  

A marca resultou da ideia de ser um restrito grupo de amigos e foi em 2007 que, formalmente, a empresa inicia a sua atividade, com a comercialização do primeiro vinho, o Tinto Colheita 2006, dedicando-se à produção de vinhos de excelência da região do Douro Superior.

O pilar fundamental da marca é assegurar a qualidade e excelência dos vinhos. 

Restrito celebra 15 anos a representar o genuíno carácter do Douro
Restrito celebra 15 anos a representar o genuíno carácter do Douro

«Os investimentos que temos feito nos últimos anos, e o cada vez maior reconhecimento da qualidade, permitiram que o volume de negócios crescesse cerca de 54% nos últimos três anos, a uma média superior a 15% ao ano».

João Barbeiro, cofundador da Restrito

Sobre os aspetos menos positivos sentidos, acrescenta que «as principais dificuldades resultam do efeito de escala que no caso da Restrito não existe. Isto reflete-se nos custos diretos dos produtos, mas não menos importante no aspeto comercial. As quantidades produzidas são menos atrativas para a maioria dos distribuidores e limitam a própria ação comercial».

A notoriedade da Restrito foi crescendo junto do público. Os primeiros clientes foram os amigos e alguns restaurantes na região do Norte de Portugal, frequentados pelos membros da equipa.  Com a ambição de conquistar um lugar de prestígio no mercado, o setor dos cabazes de Natal direcionados às empresas foi o passo seguinte, que se revelou um grande sucesso.

Restrito - participação em feiras
Restrito – participação em feiras

Após a presença da marca começar a ficar consolidada na zona Norte, a aposta foi feita nas feiras e mercados de vinhos nacionais e internacionais, que permitiram alargar a área de influência à zona de Lisboa e depois à região do Algarve. Com o passar dos anos, também o público particular começou a ganhar interesse procurando degustar e adquirir as novidades da Restrito.

A primeira participação num evento do setor aconteceu em novembro de 2012, no Mercado dos Vinhos, no Campo Pequeno, na qual a Restrito tem participado nas várias edições, contabilizando 7 presenças no evento desde 2012, às quais se juntará a próxima edição, que irá decorrer em novembro deste ano. 

As participações mais recentes foram em dois eventos da Vinhos a Descobrir, que aconteceram no Mercado Ferreira Borges, estando prevista a presença no mesmo evento, já em outubro deste ano, na Alfândega do Porto. A marca participou também em eventos na Quinta da Boeira, em Vila Nova de Gaia, em 2013, no Mercado S. Domingos, Palácio das Artes, no Porto, em 2013 e no Porto.Come, na Alfândega do Porto, em 2015.

INTERNACIONALIZAÇÃO DA RESTRITO

A aposta para além-fronteiras é uma das metas da marca. Em maio do corrente ano de 2022, a Restrito expôs os seus produtos na feira internacional ProWein, na Messe Düsseldorf, na Alemanha. 

«O mercado de exportação tem também merecido a nossa atenção, e da Dinamarca a Moçambique, são muitos os países que têm o “privilégio” de poder aceder aos nossos produtos, seja na área da restauração ou seja em lojas especializadas em vinhos. Neste momento o desafio é conseguirmos cruzar o Atlântico e levar os nossos vinhos aos apreciadores americanos, seja no Brasil, ou nos E.U.A».

Carlos Soares, cofundador da Restrito

RECONHECIMENTO E PRÉMIOS CONQUISTADOS

A presença a nível nacional e internacional permitiu à Restrito conquistar o reconhecimento de personalidades relevantes do setor e diversos prémios. 

«Os pontos mais marcantes foram o elevado reconhecimento internacional obtido por vários dos nossos vinhos, mas, em particular, pelo Restrito Grande Escolha 2014, que foi distinguido com o título de Best Wine of Competition, no Frankfurt International Trophy e a Medalha de Grande Gold, no Concurso Mundial de Bruxelas».

António Ribeiro, cofundador da Restrito

A estes títulos, juntam-se 24 outros prémios que podem ser consultados aqui. E, ainda, os destaques feitos por Robert Parker – The Advocate e Jancis Robinson, e, também, publicações nacionais que destacam os vinhos da Restrito.

LEIA TAMBÉM:  Santini faz 73 anos e celebra “à antiga”

No ano de 2022, a marca brindou os amantes de vinho com dois novos lançamentos, o Colheita Branco 2021 e o Rosé Colheita 2021, que se juntaram aos vinhos Grande Escolha 2017, Colheita Tinto 2017, Reserva Tinto 2018 e Reserva Branco 2020. 

«Até ao final deste ano, iremos lançar dois novos vinhos que vão fazer as delícias dos apreciadores de bons vinhos».

Miguel Marques, cofundador da Restrito

Os vinhos da Restrito podem ser encontrados para degustação e aquisição no site www.restrito.pt, nos habituais locais de distribuição, mas, também, nas feiras em que a marca vai estar presente, nomeadamente, na Harvest Wine Fest, promovida pela Vinhos a Descobrir, nos dias 1 e 2 de outubro de 2022, no Mercado de Vinhos, no Campo Pequeno, entre 11 e 13 novembro de 2022, e no Porto Wine Tasting, que decorrerá no Porto Palácio Hotel, a 26 novembro de 2022.