Segunda-feira, Março 27Bem vindo(a) #winelover 😀

Uvas no lagar, prova de vinhos no Veramente

Setembro é sinónimo de vindimas, de manhãs entre as videiras e tardes passadas no lagar. Para assinalar esta época do ano, o restaurante Veramente – Pizza & Vino vai brindar os amantes de vinho com uma prova especial, no dia 23 de setembro.

Uvas no lagar, prova de vinhos no Veramente
Uvas no lagar, prova de vinhos no Veramente

À prova estarão três vinhos italianos, dois tintos e um branco, de regiões distintas, que serão acompanhados por petiscos de origem também italiana, fazendo jus ao lema da pizzaria: juntar à mesa as mais saborosas pizzas napolitanas, queijos e enchidos com os melhores vinhos.

Restaurante Veramente - Pizza & Vino
Restaurante Veramente – Pizza & Vino

“Os portugueses estão cada vez mais apreciadores de vinho e gostam de conhecer e experimentar novas marcas, descobrir novos sabores. Com esta prova, vamos levá-los numa viagem vinícola por Itália: vamos começar por um vinho do sul, da região da Sicília, depois “andamos” um pouco e abriremos uma garrafa da zona de Puglia e terminaremos mais acima, com um néctar da Toscana”.

chef Igor Penna, do Veramente – Pizza & Vino

Nero D’Avola é a escolha da região siciliana, um vinho tinto da costa sudeste, com uma coloração bem escura, encorpado e frutado, que combina na perfeição com, por exemplo, pizzas com enchidos.

De Puglia, será dado a provar o Fiano, um branco seco, mas delicado e frutado, com notas de tangerina e toranja, que se apresenta habitualmente com uma tonalidade amarelo pálido. É um vinho fresco, com uma acidez vibrante e muito versátil, casando bem tanto com pizzas com derivados de carne, como com pizzas que levem peixes ou queijos.

Restaurante Veramente - Pizza & Vino
Restaurante Veramente – Pizza & Vino

A prova terminará com o Chianti Classico, um vinho que tem a peculiaridade de poder ser produzido com quatro tipos de uvas: a base é sempre de uva Sangiovese (70%), à qual se pode juntar a Canaiolo, tinta, e as brancas Trebbiano e Malvasia. É também um vinho seco, de cor vermelho rubi, que surpreende pelos aromas delicados de frutas vermelhas e especiarias, sendo ideal para acompanhar pizzas mais leves.

LEIA TAMBÉM:  Chef italiano com estrela Michelin estreia-se em Portugal
Restaurante Veramente - Pizza & Vino
Restaurante Veramente – Pizza & Vino

A prova tem o custo de 25€ por pessoa e inclui um copo de cada um dos vinhos e os petiscos. À mesa chegarão algumas fatias de pizza e focaccias, mas também enchidos, como mortadela, prosciutto di Parma e salame Firenze, e queijos, incluindo provola fumada, grana padano e gorgonzola, todos produtos de excelência e DOP (de origem protegida).

A iniciativa arranca às 18h30 e vai até às 20h30, hora a partir da qual estará disponível o menu habitual. As reservas devem ser feitas por telefone, para o contacto 213 960 987.