Domingo, Outubro 2Bem vindo(a) #winelover 😀

Alma do Vinho – Tanto para descobrir

A duas semanas do início, é altura de dar a conhecer o programa completo do festival, que promete atrair milhares de pessoas ao Parque Urbano da Romeira.

As portas do recinto abrem às 18h nos dois primeiros dias, enquanto que no sábado e domingo abrem às 12h. Os stands dos produtores abrem à mesma hora, exceto no fim de semana (15h), com mais de 300 vinhos para prova gratuita.

Alma do Vinho - Tanto para descobrir
Alma do Vinho – Tanto para descobrir

O festival arranca em grande, com dois dias repletos de atividades para todos os gostos. Além de provas comentadas, vão decorrer provas premium de vinhos (18h30) e um curso de vinhos para totós (21h).

Luís Trigacheiro (quinta-feira) e Vitor Kley (sexta-feira) sobem a palco à noite, para trazer o melhor da música portuguesa e brasileira.

Alma do Vinho - cartaz
Alma do Vinho – cartaz

No fim de semana de 17 e 18 de setembro, a animação começa mais cedo, por volta da hora de almoço. Às tradicionais provas comentadas, juntam-se diversas provas comentadas com showcooking, levadas a cabo por chefs de referência. Todas estas atividades são gratuitas.

A programação para estes dias contempla ainda um concurso de vinhos para curiosos, provas premium, conferências, música ao vivo, espetáculos para crianças e de magia, corridas de barricas ou recriações etnográficas da adiafa.

À noite, Xutos & Pontapés (sábado) e Fernando Daniel (domingo) tomam conta do palco principal, para concertos que prometem atrair multidões.

Importa ainda referir que todos os dias serão antecedidos de programas enoturísticos (10h), que contemplam visitas a quintas produtoras de vinho no concelho, com prova e almoço regional, incluindo transportes entre Lisboa e Alenquer, bem como a entrada no festival.

LEIA TAMBÉM:  ‘Grouse’ sobrevoa Lisboa para finais de tarde na companhia de um bom Whisky

O certame destaca-se pela singularidade e procura evidenciar Alenquer como motor vitivinícola da região de Lisboa, mas também prestar homenagem aquela que é, desde tempos imemoriais, a principal atividade económica do concelho.

A Câmara Municipal de Alenquer é a promotora do festival Alma do Vinho, que conta com o apoio da Vinhos de Lisboa, Crédito Agrícola, Turismo do Centro, Oeste Portugal, Mazda, Nicola, Rádio Comercial e Valorsul.

De 15 a 18 de setembro, todos os caminhos vão dar a Alenquer, a apenas meia-hora de Lisboa. Os bilhetes diários vão dos 5€ aos 10€ e estão disponíveis para compra nos locais habituais e em almadovinho.pt.