Terça-feira, Outubro 4Bem vindo(a) #winelover 😀

Novos Clandestino Branco 2021 e Tinto 2020 com a marca irreverente da Caminhos Cruzados

Estes «Clandestino» fazem jus ao nome. Fugindo aos cânones tradicionais, são o resultado de uma grande cumplicidade entre toda a equipa que trabalha na Caminhos Cruzados, revelando-se muito frescos, algo gulosos e até enigmáticos.

Segundo a enóloga Carla Rodrigues, estamos perante vinhos “de baixíssima intervenção”.

O lote é feito na vinha, a quantidade de cada casta depende do que o ano proporciona. Encontra-se um equilíbrio de maturação entre as duas variedades e são vindimadas e fermentadas juntas. Depois de terminada a fermentação, estagiam por um breve período, apenas em inox, e são engarrafados de seguida.

“São vinhos com grande sentido de lugar e que nos revelam um Dão muito fora da caixa, que exprime uma enorme qualidade através de castas estrangeiras e, por isso, pouco comuns na região”, sublinha.

Carla Rodrigues
Clandestino Tinto 2020
Clandestino Tinto 2020

Clandestino Tinto 2020 tem a sua matéria-prima nas uvas das vinhas que circundam a Adega da Teixuga, plantadas a 420 metros, expostas a sul e com oito anos de idade. Apresenta cor vermelha rubi com uma presença marcada de frutos vermelhos e negros, na boca revela elegância e harmonia, taninos suaves e frescos, apresentando-se como uma solução perfeita para harmonizar, por exemplo, com bacalhau no forno, pratos de massa, carnes vermelhas e de caça. O teor alcoólico deste tinto é de 13,5%. P.V.P. 12, 50 euros.

Clandestino Branco 2021
Clandestino Branco 2021

O seu congénere branco, o Clandestino Branco 2021, provém de vinhas igualmente plantadas na Quinta da Teixuga e apresenta uma cor amarela citrina vincada. O aroma é intenso, frutado e com ligeira tropicalidade. Na boca revela-se elegante, fresco e vibrante, com bom volume e um final muito persistente. À mesa, encontra nos pratos de peixe grelhado, mariscos, cataplanas de peixe, bacalhau e polvo assado companhias perfeitas. Tem um grau de alcoolemia de 13, 5%. PVP: 11, 50 euros.