Terça-feira, Outubro 4Bem vindo(a) #winelover 😀

Murgas Wines lança Branco Doc Bucelas 2018 e Tinto Vinha do Arneiro 2019

 A Murgas Wines acaba de lançar dois novos vinhos, Murgas DOC Bucelas Branco 2018 e Murgas Tinto Vinha do Arneiro 2019, referências únicas e de elevada qualidade, produzidos numa das regiões vitivinícolas mais antigas do mundo, para apreciadores de vinhos especiais.

O Murgas DOC Bucelas Branco 2018 é a expressão perfeita do ‘terroir’ Atlântico em solos calcários. É um vinho que reúne a elegância do Arinto e a mineralidade característica dos solos calcários. Por sua vez, o Murgas tinto Vinha do Arneiro 2019, composto totalmente por Touriga Franca, concilia a pureza e a força da fruta com notas mais vegetais, que lhe conferem grande frescura”, afirma Bernardo Cabral, enólogo da Murgas Wines.

Murgas DOC Bucelas Branco 2018
Murgas DOC Bucelas Branco 2018

O Murgas DOC Bucelas Branco 2018 é um vinho que exprime a força do terroir atlântico em solos calcários. Alia a elegância do Arinto à mineralidade característica dos solos calcários. Sério, profundo, envolvente e de grande longevidade, reúne os atributos dos grandes vinhos históricos.

2018 foi um ano bastante ameno com um inverno chuvoso, a primavera de temperaturas moderadas e o verão marcado por uma vaga de calor durante cinco dias no início de agosto mas, após a qual, voltou a ser marcado por noites frescas e temperaturas máximas muito equilibradas”, reforça Bernardo Cabral. “É um vinho que harmoniza na perfeição com entradas, pratos de peixe, algumas carnes brancas, queijos e tartes de maçã”.

Murgas tinto Vinha do Arneiro 2019
Murgas tinto Vinha do Arneiro 2019

De uma qualidade ímpar, o Murgas tinto Vinha do Arneiro 2019 é feito a partir das uvas da vinha do arneiro, em Bucelas, em solos calcários, numa encosta exposta a oeste. De cor rubi, mostra aromas de framboesas e groselhas frescas, phyisalis, envolvidos em notas de pimenta rosa e bosque. A boca é envolvente, com taninos muito suaves, mas estruturantes. Termina longo e muito sério reunindo os atributos dos grandes vinhos tintos da região.

É um vinho particularmente agradável para acompanhar uma refeição com uma entrada, pratos de carne ou em qualquer ocasião. “O ano vitícola 2019 caracterizou-se por um inverno seco. A primavera teve uma pluviosidade elevada tendo sido o verão seco e ameno, originando uvas de excelente qualidade e muito sãs. Os dias amenos e as noites frescas do mês de agosto originaram maturações lentas e equilibradas”, explica Bernardo Cabral.

Quinta das Murgas
Quinta das Murgas

A vinha da Quinta das Murgas, que conta atualmente com 12 hectares, tem no Arinto a casta principal, além de 1 hectare de Esgana Cão (Cercial) e 2 hectares de Touriga Franca de vinhas velhas, plantada com uma densidade de 4000 videiras por hectare.

No solo profundamente calcário de Bucelas, terra fértil de vinhos marcadamente minerais, os 12 hectares de vinha com previsão de plantação para mais 4 hectares, são matéria-prima de pequenas produções de vinhos únicos de muita qualidade. 

LEIA TAMBÉM:  Steakhouse 1828 lança menu com as “melhores carnes do mundo”

Murgas exprime a força do terroir atlântico, localizado numa zona específica de Bucelas, no extremo oeste, mais próximo do oceano Atlântico, pelo que o clima fresco e húmido à noite e sem grandes amplitudes térmicas permite maturações tranquilas, e a acidez natural do Arinto garante vinhos longevos, o que explica porque é que os vinhos brancos com Arinto de Bucelas são designados com a sigla VQPRD (Vinho de Qualidade Produzido em Região Demarcada).

A minha paixão de infância pela quinta de família que temos em Bucelas e a forte relação que tinha com o meu avô estão na origem deste projeto. Das caminhadas na vinha, da azáfama na altura das vindimas e das conversas em torno do vinho e do negócio, foi crescendo o meu gosto pelo vinho de qualidade”, diz João França, produtor da Murgas Wines. “Herdei a relação que o meu avô tinha com os vinhos e o gosto de fazer bem. Assim nasce Murgas, nome da quinta onde produzimos um vinho de nicho, neste terroir privilegiado que é Bucelas e que reflete estes dois novos vinhos que agora lançamos”.

O Arinto, cada vez mais considerado como a casta branca de eleição em Portugal, é uma aposta forte entre os dois vinhos lançados este ano – Murgas branco DOC Bucelas 2018 (100% Arinto) e Murgas tinto Vinha do Arneiro 2019 (100% Touriga Franca).

Com uma produção pequena, de cerca de 6000 garrafas por ano, o vinho Murgas Bucelas está à venda apenas em garrafeiras selecionadas e restaurantes de topo. O Murgas DOC Bucelas Branco 2018 tem um PVP recomendado de 14,80€ e o Murgas tinto Vinha do Arneiro 2019, um PVP recomendado de 14,50€.