Terça-feira, Outubro 4Bem vindo(a) #winelover 😀

Vindimas com tradição é na Quinta da Pacheca

Na Quinta da Pacheca a tradição continua a ser o que sempre foi. O momento alto das vindimas é celebrado a preceito, com todos os padrões e hábitos seculares que fazem desta época um momento comemorativo de um ano de trabalho agrícola que se quer profícuo.

Três distintos programas permitem vivenciar essa experiência, mais alargada ou mais contida, mas todos proporcionando uma imersão na genuína vindima. O mais completo vai permitir-lhe ser um verdadeiro vindimador.

O dia de trabalho/lazer começa pelas 10h00, com a distribuição do equipamento necessário à atividade, como o chapéu de palha, lenço tabaqueiro, tesoura e balde. Como o esforço se adivinha grande, o estômago é forrado com um tradicional mata-bicho, um caldo de cebola, sardinhas assadas em fatia de pão de milho com azeite, vinhos Pacheca e água.

Após hora e meia de corte, os participantes são convidados a entrar nos lagares graníticos e a fazer a pisa da uva, ao som das concertinas e dos cantares dos animadores da época.

Vindimas com tradição é na Quinta da Pacheca
Vindimas com tradição é na Quinta da Pacheca

Depois de uma visita guiada pela propriedade, tem lugar um almoço típico de vindimas, a que se segue uma prova de vinhos na wineshop. O preço é de 85 euros por pessoa e para que o programa se efetive é necessário um mínimo de duas pessoas e um máximo de 30.

O segundo programa consta de uma lagarada tradicional, com refeição e visita guiada pela propriedade. Depois de uma incursão à vinha, lagares, adega e garrafeira, com prova de dois vinhos de mesa e dois vinhos do Porto, o convite é para entrar no lagar, devidamente equipado com calções e t-shirt fornecidos pela Quinta da Pacheca, para pisar as uvas que estarão na origem dos afamados vinhos da casa.

A refeição inclui alguns dos pratos mais tradicionais da gastronomia portuguesa, como o bacalhau em crosta de broa de milho, ou um joelho de porco com puré de batata assada e legumes. Tudo por apenas 65 euros por pessoa, com um mínimo de duas pessoas e um máximo de 30.

Por último, mas permitindo igualmente viver de forma excitante a realidade das vindimas, um terceiro programa inclui visita guiada, prova de vinhos e lagarada tradicional, tendo um custo de 35 euros por pessoa.

LEIA TAMBÉM:  Receba o outono na Quinta do Bomfim com gastronomia e provas

Os programas vigoram de 8 a 30 de setembro e carecem de reserva com antecedência, usando o formulário disponível em https://quintadapacheca.com/pt ou através do endereço eletrónico reservas@quintadapacheca.com.