Terça-feira, Outubro 4Bem vindo(a) #winelover 😀

Solar do Alvarinho comemora 25 anos

O Solar do Alvarinho de Melgaço comemora na próxima segunda-feira, dia 8 de agosto, 25 anos. Para assinalar a data, a autarquia convida a população e turistas para um brinde com alvarinho e para a apresentação pública do projeto de reabilitação do edifício.

A partir das 10h00, o espaço abre as portas e assim permanecerá durante todo o dia.

Solar do Alvarinho comemora 25 anos
Solar do Alvarinho comemora 25 anos

Todos os que por ali passarem serão brindados com um copo de alvarinho. Neste dia, de manhã, a autarquia pretende ainda reunir os produtores de alvarinho para lhes apresentar o projeto de reabilitação do Solar.

Atualmente, o Solar do Alvarinho está em funcionamento no antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Melgaço (Alameda Inês Negra, 4960-561 Melgaço), já que o edifício está fechado para obras. 

A reabilitação enquadra-se na candidatura “Vinho Alvarinho na Rota do Turismo” e no âmbito do programa “Valorizar” do Turismo de Portugal, concretamente da Linha de Apoio à Sustentabilidade, e representa um investimento na ordem dos 180.000 mil euros.

No final do dia, pelas 19h30, para encerrar as comemorações, Melgaço convida para um sunset, onde haverá o corte do bolo, animação musical e o pôr do sol a acompanhar.

PROGRAMA

10h – 19h00: Dia aberto com brinde para todos os visitantes

19h30: Sunset – corte do bolo e animação musical

SOLAR DO ALVARINHO: o espaço mais visitado do concelho

Trata-se de uma casa seiscentista, Casa Mãe da Rota do Vinho Alvarinho e também apelidado de “Edifício dos Três Arcos”. Inaugurado em 1997, no edifício que anteriormente albergava a Câmara Municipal e a cadeia, este espaço surgiu para suprir a necessidade de um local que promovesse e divulgasse o famoso vinho Alvarinho.

LEIA TAMBÉM:  Comissão Vitivinícola Regional do Tejo celebrou aniversário e final da vindima com ‘Adiafa do Tejo’

Para além do alvarinho, aqui é também possível conhecer outros produtos típicos, que aproxima quem visita das raízes tradicionais e culturais das gentes de Melgaço, como peças de artesanato (bordados, rendas e linhos), presunto, enchidos, queijos, broa, mel e hidromel.

De acordo com dados da Loja Interativa de Turismo de Melgaço, o Solar do Alvarinho é o espaço mais visitado do concelho: neste primeiro semestre do ano teve já 4.065 visitas.