Segunda-feira, Novembro 28Bem vindo(a) #winelover 😀

3ª edição do NAT’COOL da Niepoort já tem vencedor

O primeiro prémio do concurso internacional Nat’Cool Creative Contest, lançado pela Niepoort pelo terceiro ano consecutivo, no passado mês de junho, foi atribuído à portuguesa Sara Alves.

Depois do imenso sucesso das duas primeiras edições, a Niepoort decidiu voltar a lançar este concurso, despoletando interesse internacional e culminando em dezenas de candidaturas.

Rótulo Vencedor - Sara Alves
Rótulo Vencedor – Sara Alves

Esta iniciativa, uma extensão da aliança entre o mundo do vinho e da arte que a Casa Niepoort perpetua há já várias gerações, propõe encontrar propostas que representem o espírito “cool e funky” dos vinhos Nat’Cool, caracterizados pela diminuta intervenção durante a produção, com um perfil leve e descomplicado, pouco grau alcoólico, e que ligam vários terroirs em Portugal e no mundo.

Mais do que um perfil vínico, Nat’Cool, criado pela Niepoort, é um movimento de união entre diversos produtores com o objetivo de criar vinhos leves e fáceis de beber. Tal como qualquer produtor no mundo se pode associar a este projeto e fazer vinhos Nat’Cool, designers nacionais e/ou internacionais podem também aderir ao movimento.

3ª edição do NAT'COOL da Niepoort já tem vencedor
3ª edição do NAT’COOL da Niepoort já tem vencedor

 “É um orgulho ver que o movimento Nat’Cool é tão acarinhado e bem recebido, algo bem visível na quantidade e qualidade das propostas que nos chegaram. Recebemos muitas candidaturas, de vários pontos do mundo, que conseguiram captar a essência do projeto e transpô-la para os rótulos. Afinal, é este o objetivo Nat’Cool: unir e criar ligações entre pessoas, além de terroirs, afirma Daniel Niepoort.

Para a grande vencedora Sara Alves, estudante de pintura na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, É maravilhoso ver o meu trabalho artístico valorizado e ter recebido a notícia de ter ficado em primeiro lugar no Nat’Cool Creative Contest. Na minha proposta para o Nat’Cool  Creative Contest, dei uso a um tipo especial de figuras que tenho vindo a desenvolver nos últimos anos da minha carreira artística (e que fico muito grata por terem sido tão apreciadas). Tendo em conta a enorme liberdade temática do concurso, deixei a imaginação correr e criar um cenário que eu própria gostasse de experienciar. Daí surgiu um momento entre dois companheiros, sentados a partilhar uma garrafa de Nat’Cool, a olhar o céu e a sonhar juntos – a felicidade está nos pequenos momentos, é, de facto, verdade. Mal posso esperar por encontrar os rótulos com a minha ilustração por aí.” Sara Alves reforça que este concurso é uma excelente oportunidade para artistas portugueses e de todas as partes do mundo, sem qualquer tipo de limitações, poderem dar a conhecer o seu trabalho.

Este concurso recebeu 50 candidaturas, de países tão variados como Lituânia, Canadá ou Itália.

O júri do Nat’Cool Creative Contest 2022 é composto por Joana Emídio, designer da Niepoort, Daniel Niepoort, sexta geração da Casa Niepoort, e Dirk Niepoort, quinta geração da família Niepoort. O Júri convidado integra José Vieira da Viarco; Inês Melo, designer convidada pela Lexus/ESAD; Cláudia Guerreiro, artista plástica e ilustradora, música da banda Linda Martini; Marta Madureira, ilustradora e coordenadora do curso de ilustração no IPCA; e Paulo Vinhas, curador e fundador da loja de música Matéria Prima.

Foram atribuídos três prémios, o primeiro lugar à proposta de Sara Alves (Portugal), o segundo lugar a Ricardo Jorge (Portugal) e o terceiro lugar foi para Hermandrowning (Lituânia). As duas menções honrosas ficaram com Martin Hechanova, do Canadá e com Mattia Ronconi, de Itália.

LEIA TAMBÉM:  Quinta do Bomfim volta a integrar Top 50 World’s Best Vineyards

A proposta vencedora verá agora o seu desenho no rótulo de uma edição Nat’Cool e receberá ainda um voucher de 500€ da Niepoort, que poderá usar para abastecer a sua adega, uma Experiência Niepoortland, com uma visita das caves centenárias do enoturismo da Niepoort em Gaia, um Prémio Viarco e uma Experiência LEXUS, um fim de semana com um automóvel Lexus.

Os vencedores receberão um montante especificado em regulamento em vinhos Niepoort à sua escolha, bem como experiências nas Caves do grupo em Gaia e ainda experiências Lexus e prémios Viarco, consoante a classificação.

A segunda proposta vencedora recebe um conjunto de vinhos Niepoort no valor de 200 euros (duzentos euros) e uma Experiência Niepoortland (Gaia).

Ao terceiro vencedor será atribuído um poster com ilustração vintage Niepoort e uma t-shirt  Nat’Cool.

Três anos e centenas de candidaturas depois, estão novamente prometidas futuras edições deste concurso internacional, que tanto interesse desperta em amantes do mundo vínico, artistas ou não.

Vencedores:

1º prémio: Sara Alves (PT)

2º prémio: Ricardo Jorge (PT)

3º prémio: Hermandrowning (Lituânia)

Menções Honrosas:

Martin Hechanova (CA)

Mattia Ronconi (IT)