Segunda-feira, Novembro 28Bem vindo(a) #winelover 😀

Sandeman Porto Tawny 50 Years Old – Envelhecer é uma arte

Sandeman apresenta o seu Tawny 50 Years Old, um vinho cuidadosamente elaborado pela equipa liderada por Luís Sottomayor, recentemente distinguido como Melhor Enólogo de Fortificados nos International Wine Challenge Awards 2022, em Londres, com reconhecida experiência na arte de envelhecer e de lotear Vinhos do Porto.

Expoente máximo da gama Aged Tawnies da Sandeman, trata-se de um vinho de lote, certificado pelo IVDP como 50 Year Old Tawny, que inaugura uma categoria permanente na gama.

Sandeman Porto Tawny 50 Years Old - Envelhecer é uma arte
Sandeman Porto Tawny 50 Years Old – Envelhecer é uma arte

Com efeito, o 50 Years Old Tawny, reforça o portfolio premium da marca, que integra já um 10, 20, 30 e 40 Years Old Tawnies e, pela sua notável consistência e renome internacional, tem contribuído para a afirmação da marca de Vinho do Porto mais premiada do mundo.

Envelhecer é uma arte que Luís Sottomayor, enólogo de Sandeman, tem vindo a apurar: “No Vinho do Porto, como na vida, saber envelhecer é uma conquista. Criar um Tawny 50 Years Old que respeitasse a qualidade dos Aged Tawnies de Sandeman foi um desafio pessoal e um teste à maturidade e experiência de toda a equipa de enologia”, explica o responsável. “Fazer algo pela primeira vez traz-nos sempre uma responsabilidade acrescida, mas neste caso relativamente controlada, já que o lote resulta de vinhos que fazem parte do stock de Aged Tawnies da marca, criados e envelhecidos ao longo dos anos e cuja qualidade conhecemos bem. São vinhos que esperaram décadas para serem bebidos no seu melhor”, conclui.

A imagem deste Sandeman Tawny 50 Years Old está em linha com os restantes Aged Tawnies da marca, numa garrafa de vidro única com fecho em vinolok. O rótulo em papel texturizado premium reflete a singularidade e elevada qualidade deste vinho e contrasta com o resto do portefólio, utilizando as cores escuras tradicionais utilizadas no Vinho do Porto.

Com uma cor dourada com tonalidades esverdeadas, este Sandeman Porto Tawny 50 Years Old tem boa intensidade aromática e excelente complexidade, com notas balsâmicas de cedro e caixa de tabaco, bem como sugestões de cera. Revela tons picantes de pimenta e gengibre, ao lado de notas adicionais de fruta caramelizada e damascos encravados. No paladar, tem bom volume e uma acidez vibrante com notas proeminentes de especiarias e fruta cristalizada convidando a um final extraordinariamente longo e elegante.

LEIA TAMBÉM:  Van Zellers & Co. sugere dois vinhos icónicos e irrepetíveis para este Natal

Ideal para apreciadores de Vinho do Porto que procuram vinhos raros, peculiares e exclusivos, mas também consumidores que procuram bens de luxo, com qualidade superior, design distintivo e atenção ao detalhe, para si ou como um presente especial, o novo Sandeman 50 Years Old Tawny terá distribuição limitada, com enfoque em mercados como EUA, Reino Unido, Portugal, Suíça, Benelux e Travel Retail.

PVPR*: 275€

*Recomendado – indicativo e não vinculativo