Quinta da Vineadouro lança novas colheitas de Vinhas Antigas

A Quinta da Vineadouro lança este mês os vinhos Vineadouro Vinhas Antigas Reserva Tinto 2019 e o Vineadouro Vinhas Antigas Branco 2020.

São vinhos muito especiais, com uvas provenientes da vinha centenária da “Coitadinha” e com estilos bem distintos que apresentam um potencial de envelhecimento em garrafa superior a 10 anos.

Nesta vinha, que está a ser recuperada, é possível encontrar uma grande diversidade de castas, muitas delas em vias de extinção na região do Douro.

No caso do Vinhas Antigas Reserva Tinto trata-se de uma novidade absoluta que resulta de um blend das castas Bastardo, Casculho, Cornifesto, Malvasia Preta, Moreto, Rufete e Touriga Franca.

Exibe cor rubi aberta, aroma delicado e sedutor, surpreende pela inesperada persistência de boca e tem um flavor elegante. À mesa é uma excelente companhia para pratos de carne de confeção lenta ou peixes assados no forno.

O Vinhas Antigas Branco foi elaborado a partir das variedades Síria, Folgazão, Gouveio, Trincadeira Branca, Malvasia Fina, Malvasia Rei, Rabigato e Carrega Branco.

Apresenta aroma discreto e um sabor surpreendentemente intenso, persistente, marcado pela frescura ácida e uma textura sedosa. Revela grande aptidão gastronómica, ideal para acompanhar pratos ricos de bacalhau, peixes no forno, estufados de coelho ou aves e queijos de pasta mole ou de meia-cura.

O Vineadouro Vinhas Antigas Reserva Tinto 2019 e o Vineadouro Vinhas Antigas Branco 2020 estão já disponíveis na loja online do produtor e nas garrafeiras.

De salientar ainda que foram ambos recentemente classificados pela revista britânica Decanter com 87 e 92 pontos, respetivamente.