Segunda-feira, Novembro 28Bem vindo(a) #winelover 😀

IVDP estabelece benefício de 116 mil pipas para a produção de Porto em 2022

O comunicado de vindima para 2022 estabelece o benefício de 116 mil pipas (550 litros cada) de mosto para a produção de vinho do Porto. Este é o resultado da decisão unânime do Conselho Interprofissional do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP, IP), que aprovou assim um aumento de 12 mil pipas relativamente a 2021. 

Gilberto Igrejas
Gilberto Igrejas

Este é um sinal de confiança que é dado pelo setor e que visa a sustentabilidade económica e social da região num ano de grande imprevisibilidade”, sustenta o presidente do IVDP, IP, Gilberto Igrejas.

No final do Conselho Interprofissional o presidente do IVDP, IP, lembrou que “2021 foi um ano excecional, em que foram atingidos valores recorde e que os dados disponíveis do primeiro semestre deste ano mostram, igualmente, um bom comportamento, se levarmos em conta o contexto internacional”. Enfatizando ainda “o excelente comportamento do mercado nacional”, que, lembra, “tem vindo em crescendo”.

O IVDP, IP emitiu este ano, tal como tinha vindo a ser trabalhado com as instituições do setor, um pré-comunicado de vindima “em nome do rigor e da transparência” e para uma melhor orientação dos produtores.

IVDP estabelece benefício de 116 mil pipas para a produção de Porto em 2022
IVDP estabelece benefício de 116 mil pipas para a produção de Porto em 2022

Ao longo de todo o ano, foram partilhados os dados disponíveis no que se refere à produção de uva e de vinho em todas as sub-regiões, a evolução da área de vinha e o preço da compra da uva. Dos números apresentados, realce para o pagamento médio da pipa de vinho do Douro em 2020 e em 2021, que regista uma subida e que é um dos grandes desígnios traçados pelo IVDP, IP.

LEIA TAMBÉM:  Lavradores de Feitoria estreia Vinha do Sobreiro tinto

O comunicado de vindima estipula a produção autorizada de vinho do Porto em cada vindima, o que vulgarmente é conhecido como benefício. Os valores alcançados resultam do consenso unânime alcançado no Conselho Interprofissional da instituição entre as necessidades do comércio e as disponibilidades da produção.