Segunda-feira, Novembro 28Bem vindo(a) #winelover 😀

Villa Oliveira Vinha das Pedras Altas Tinto 2016 é o Melhor Vinho do Dão

Já são conhecidos os vinhos premiados no XIII Concurso Os Melhores Vinhos do Dão. 34 vinhos da região mereceram a distinção da CVR Dão e o Villa Oliveira Vinha das Pedras Altas Tinto 2016 foi galardoado com o prémio mais esperado do evento: Melhor Vinho a Concurso.

O mesmo vinho foi ainda premiado com a medalha de platina, a par do Tesouro da Sé Private Sellection Branco 2017, Casa da Passarella A Descoberta Rosado 2021, Casa de Santar Vinha dos Amores Encruzado 2017 e Quinta do Cerrado Espumante Reserva Rosé 2016.

A gala de entrega de prémios, que se realizou na noite de sexta-feira, dia 8 de julho, no Solar do Vinho do Dão, contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Villa Oliveira Vinha das Pedras Altas Tinto 2016 é o Melhor Vinho do Dão
Villa Oliveira Vinha das Pedras Altas Tinto 2016 é o Melhor Vinho do Dão

O Presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, Arlindo Cunha, refere que “os produtores apresentaram vinhos de grande qualidade, muito elegantes e equilibrados, tal como tem acontecido em anos anteriores”, acrescentando que “os vinhos do estão a expressar de forma significativa o terroir único do Dão”.

O Presidente não deixou de elogiar o trabalho desenvolvido na região: “Os nossos produtores continuam a dedicar-se de forma exemplar à região e à produção de vinhos de excelência, mesmo em tempos difíceis como os que atravessamos atualmente”.

No total, foram atribuídas cinco medalhas de platina, 26 de ouro e três de prata nas categorias vinhos brancos de lote, vinhos tintos de lote, vinhos varietais e espumantes.

De referir que, o concurso realiza-se há 13 anos consecutivos, não tendo sido interrompido durante a pandemia, e é um dos pontos altos na região. O júri de 30 especialistas constituído por Enólogos, Sommeliers e Críticos de todo o País, presidido por Beatriz Machado, provou 140 vinhos DOP Dão a concurso.