Terça-feira, Outubro 4Bem vindo(a) #winelover 😀

Quinta de Ventozelo Rabigato 2021 – Um vinho monovarietal singular

Chega esta semana às principais garrafeiras e espaços de restauração do país mais uma proposta singular de Ventozelo: o Quinta de Ventozelo Rabigato 2021. Um vinho que vem reforçar a gama de monovarietais e juntar-se aos dois brancos já conhecidos desta Quinta duriense, o Malvasia e o Viosinho.

Com enologia de José Manuel Sousa Soares, tem PVP recomendado de €12 e estará também disponível na loja online do grupo www.granvinho.pt.

Quinta de Ventozelo Rabigato 2021 - Um vinho monovarietal singular
Quinta de Ventozelo Rabigato 2021 – Um vinho monovarietal singular

Com cerca de 400 hectares, dos quais 200 são de vinha, a Quinta de Ventozelo é uma das mais antigas e maiores quintas do Douro. Situada na margem esquerda do rio, desenvolve-se num amplo anfiteatro apresentando condições excecionais de solo e de diversidade microclimática para uma viticultura de excelência.

Ali, tem-se privilegiado a busca contínua pelo conhecimento e potencial de cada casta, e também a diversidade dos seus terroirs. O objetivo é compreender esta complexidade e adaptar as melhores práticas vitícolas para obter vinhos únicos.

O Quinta de Ventozelo Rabigato 2021 resulta de uma casta com pouca expressão em termos de área vitícola a nível nacional, sendo mais comum na região de Trás-os-Montes. Em Ventozelo, ocupa um total de 2,8ha, representando cerca de 1,5% da área total de vinha da Quinta.

Proveniente de duas parcelas distintas (em patamares, e uma vinha ao alto) a cerca de 240m de altitude, era já utilizada em vinho de lote devido à sua elevada acidez natural, uma vez que complementa castas naturalmente menos ácidas. Agora, e pela primeira vez em Ventozelo, ganha honras de protagonista, surgindo a solo.

Com cor aberta de tom cítrico, o Quinta de Ventozelo Rabigato 2021 apresenta aroma tropical intenso no nariz, remetendo para notas de ananás. De forma mais subtil, surge um lado delicado e doce a flores brancas, de laranjeira e jasmim. Revela uma acidez notável, estrutura firme e complexa.

LEIA TAMBÉM:  Altitude by Duorum - A nova marca do Douro Superior

Um branco do Douro repleto de frescura e personalidade, que acompanha na perfeição pratos leves de carne branca, peixe grelhado e marisco. Dado o seu caráter fresco e mineral é também bastante interessante quando harmonizado com cozinha asiática.

ENÓLOGO: JOSÉ MANUEL SOUSA SOARES
PVP RECOMENDADO: €12