Segunda-feira, Novembro 28Bem vindo(a) #winelover 😀

Pedro Lemos recebe prémio Melhor Chef

O chef Pedro Lemos foi distinguido com o prémio de Melhor Chef pela Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO), no seguimento do projeto Casa dos Ecos – o restaurante sazonal que foi inaugurado em 2020, na Quinta do Bomfim, como resultado de uma parceria entre a família Symington e o chef.

Entre as dez categorias premiadas, o restaurante Casa dos Ecos foi o único projeto do Douro a ser distinguido, valorizando ainda mais a região na sua oferta gastronómica aliada aos vinhos DOC Douro e vinhos do Porto.

O prémio foi anunciado poucos dias após a abertura do mais recente projeto entre a Symington e o chef Pedro Lemos: o restaurante Bomfim1896 with Pedro Lemos. 

Pedro Lemos recebe prémio Melhor Chef
Pedro Lemos recebe prémio Melhor Chef

Casa dos Ecos by Pedro Lemos foi o primeiro passo de uma relação de parceria entre o chef e a família Symington. O espaço, que funciona num registo sazonal, recorre à produção local para a confeção de pratos regionais do Douro, com recurso a técnicas tradicionais, incluindo confeção em forno de lenha.

A carta – na qual se destacam pratos como sopa do lavrador, carapau de escabeche, bacalhau com migas soltas ou o cabrito com arroz no forno – harmonizam com os vinhos Doc Douro e vinhos do Porto do portefólio da família Symington.

Bomfim 1896 with Pedro Lemos

Junho de 2022 marca o arranque do segundo projeto da Symington com o chef, com a abertura do Bomfim 1896 with Pedro Lemos. O espaço tem como intuito homenagear as cozinhas de família no Douro – as de grandes chaminés e de confeção a lenha, que refletem o património da região e a sua gastronomia. A carta integra pratos de mariscos e peixes da nossa costa, de carnes e de vegetais.

A acompanhar o menu, o restaurante apresenta uma extensa carta de vinhos, que inclui vinhos com longo estágio, vinhos do Porto Single Harvest Tawny (colheitas) de produção restrita e garrafas raras de Portos Vintage das garrafeiras da família Symington.

LEIA TAMBÉM:  Quinta do Bomfim volta a integrar Top 50 World’s Best Vineyards

O restaurante está em funcionamento de quarta-feira a domingo, das 12h30 às 15h00 e das 19h00 às 22h00. As reservas podem ser feitas através do site do restaurante (Bomfim1896.pt) ou através da página de Instagram do espaço (@Bomfim1896).

Johnny Symington, Presidente do Concelho de Administração da Symington comentou: “Ao iniciarmos a nova parceria no restaurante Bomfim 1896 with Pedro Lemos, esta distinção reforça a confiança e entusiasmo que sentimos ao abraçar o novo projeto que irá, com certeza, atrair mais visitantes ao Douro, elevando o prestígio da região, da nossa empresa e dos nossos vinhos”.

Já Pedro Lemos comentou: “Foi com muita alegria e orgulho que recebi esta distinção, que dedico a toda a equipa que acreditou e contribuiu para que o projeto se realizasse. Este reconhecimento também enaltece a região, a sua gastronomia, vinhos e pessoas. O meu agradecimento à Apeno pela iniciativa e a todos os que votaram em mim neste projeto”.