Este Verão será Limão ou Melão? Morango, Pera ou Laranja?

Faz alguns dias que deu início a época do ano apelidada de Silly Season, o Verão!

Se do lado das notícias esta altura é conhecida como a ocasião onde pouco acontece e as capas de jornais e revistas fazem-se com figuras públicas a ir a banhos, do lado das bebidas a época é tudo menos enfadonha, pois é neste período que muitas das empresas do setor apostam as suas fichas em novos lançamentos.

E com os lançamentos deste ano parece que o termo “frutado”, que se começa a vulgarizar no mundo dos descritivos vínicos (era capaz de apostar que em cada 10 contra-rótulos 8 utilizam este termo), nunca teve tanto significado como agora.  

A diferença está que este ano não é só no perfil que a fruta marca presença, é mesmo na composição da bebida.

Senão, vejamos alguns dos mais recentes lançamentos:

#1 – Bombay Citron Pressé

Quando a Inglaterra encontra o Sul da Europa.

O rótulo não deixa grandes dúvidas, o novo produto da marca de gins da Bacardi é a combinação perfeita entre a bebida de eleição inglesa, o Gin e uma das frutas mais típicas do sul da Europa, o Limão, que neste caso ganha o designativo Mediterrâneo.  

Este Bombay Citron Pressé tem ainda a particularidade de ser produzido através da infusão dos limões mediterrâneos no gin, tornando o produto 100% natural, em vez de recorrer à adição de ingredientes artificiais na composição da bebida.  

Página oficial do produto: https://www.bombaysapphire.com/products/bombay-citron-presse/

Fonte: https://www.revistadevinhos.pt/noticias/bombay-citron-presse-e-a-nova-aposta-100-natural  

#2 – Beefeater Zesty Lemon

É Gin com limão, ok! Mas, é Zé quê?

Não foi só a Bacardi com a marca Bombay que morreu de amores pelo limão, também a Pernod Ricard apostou este ano na sua marca de Gin Beefeater numa combinação com limão.

No caso do produtor francês não temos uma delicada infusão natural de limão, mas com um nome que fica no ouvido como “Zesty Lemon” e a máquina de marketing da Pernod a trabalhar em prol deste lançamento, será de estar atento ao que esta referência poderá fazer no segmento dos Gins frutados. 

Não sou de teorias da conspiração, mas dois lançamentos de gin de limão de duas grandes casas? Teremos aqui “sumo” para um possível caso de espionagem industrial? Página oficial do produto:https://www.beefeatergin.com/en-EN/our-gins/beefeater-zesty-lemon

Fonte: https://www.hipersuper.pt/2022/04/28/pernod-ricard-lanca-beefeater-zesty-lemon-no-mercado-portugues/

#3 – Jameson Orange

São raspas senhor, são raspas (de laranja)…

A aposta da Pernod Ricard no segmento dos sabores é clara, e passa não só pelos Gins, mas também pelos Whiskeys, como o demonstra bem a última aposta da Jameson.

Nesta, que é a sua marca mais “comercial” de whiskeys, e por sinal também a que mais tem crescido nos últimos anos, o limão dá a vez à laranja.

Talvez porque a combinação de whiskey com limão não seja muito agradável, ou então a decisão estará assente numa lógica de dispersão de risco, uma velha técnica de quem tem um portfolio de investimentos financeiros (pois já diz o adágio popular: “não se deve colocar todos os ovos no mesmo cesto”).

Página oficial do produto: https://www.jamesonwhiskey.com/en/our-whiskey/jameson-orange/

Fonte: https://www.nit.pt/comida/gourmet-e-vinhos/o-novo-whisky-com-sabor-a-laranja-tem-tudo-para-se-tornar-a-bebida-tendencia-do-verao

#4 – Casal Garcia Fruitzy

Nota prévia: esta parte do artigo poderia vir classificada como publicidade, pois vou falar-vos de um lançamento de uma marca da empresa onde trabalho, mas pela relevância do produto e em virtude da tendência que se observa no mercado acho que é ajustado fazê-lo.

Não são só as marcas de gins e de whiskeys, ou as grandes produtoras internacionais, que estão a apostar em sabores, na Aveleda também estudámos esta tendência e julgámos que poderíamos ter uma palavra a dizer.

Queremos marcar presença na forma como se vai desenrolar este verão nas bebidas e queremos fazer parte daquilo que os portugueses irão beber nas festas de praia, no churrasco com a família, no piquenique até ao lago, enfim, em tudo o que são momentos de convívio ao ar livre, onde uma bebida frutada, com algum teor alcóolico cai sempre bem.

E Casal Garcia até já não é novata nestas andanças, pois já o tinha feito há alguns anos atrás com a Sangria (uma bebida também ela frutada), mas nesse caso o nosso trabalho foi mais o de “engarrafar” uma receita que os portugueses já conheciam há décadas. Com o Casal Garcia Fruitzy, classificado como uma bebida aromatizada à base de vinho, acreditamos estar a ir mais longe ao dar aos consumidores uma combinação inesperada da vivacidade do vinho levemente frisante com o sabor intenso da fruta numa garrafa de formato espumante, algo inovador, vindo de um produtor nacional. 

O lançamento foi feito com 3 sabores: Morango, Melão e Pera e com um teor alcóolico de 5%. As primeiras reações têm sido muito positivas, e a continuar assim talvez possamos ser nós a dizer para o ano: Verão Limão!

Página oficial do produto: https://www.casalgarcia.com/en/fruitzy/

Fonte: https://marketingvinhos.com/2022/05/15/casal-garcia-fruitzy-chega-ao-mercado/

Resumindo, estes produtos mostram que o verão de 2022 poderá vir a ser o ano em que a fruta ganha uma outra dimensão nas bebidas alcóolicas.

Há alguns anos esse percurso foi feito nas águas (sabores) e também nas cervejas (radlers). Se no primeiro os sabores vieram para ficar, no segundo o peso das radlers é atualmente muito reduzido. Qual será o destino das bebidas alcoólicas (espirituosas e vinhos) frutadas?

Inovadoramente vosso,

Ildefonso Martins

Diretor de Inovação e Enoturismo da Aveleda

A opinião expressa neste artigo é da responsabilidade apenas do autor e não vincula a entidade à qual ele se encontra contratualmente ligado.