Symington lança o seu primeiro Rosé do Douro sob a marca Altano

A Symington Family Estates acaba de lançar o seu primeiro vinho Rosé do Douro, sob a marca Altano: o Altano Rosé Biológico. Beneficiando de uma inigualável seleção de uvas provenientes do conjunto das quintas Symington, que está na origem da expressão única dos vinhos DOC Douro da família, o mais recente membro da gama Altano foi vinificado a partir de uvas biológicas da vindima de 2021 no vale da Vilariça – Douro Superior.

Produzido a partir das castas Tinta Roriz, Tinta Barroca e Tinto Cão – vindimadas no momento ótimo para garantir grande frescor aromático e para melhor expressarem as suas principais características – o Altano Rosé Biológico é um vinho rosado, de cor apelativa e intensidade mediana.

Symington lança o seu primeiro Rosé do Douro sob a marca Altano

O vinho apresenta traços de jasmim e líchia, assim como um toque de morango. Estas notas combinam com acidez cítrica e crocante que proporciona harmonia ao conjunto, terminando com sugestões de groselha, ruibarbo e laivos de chá verde. Estas características tornam-no uma excelente escolha para acompanhar pratos de carne branca, sushi ou peixe grelhado, podendo ainda ser servido como aperitivo.

Gama Altano cresce desde 1999

A família Symington esteve entre os pioneiros dos vinhos modernos do Douro quando lançou o primeiro Altano Tinto da colheita de 1999.

A marca tem evoluído desde então, sendo atualmente constituída pelos vinhos Altano Tinto e Branco, Altano Tinto Biológico e dois Reservas: Tinto e Branco. No ano passado, a família Symington lançou o Altano Rewilding Edition: um tinto clássico do Douro em colaboração com a Rewilding Portugal, que tem como objetivo apoiar o importante trabalho de conservação que a organização promove no Grande Vale do Côa.

O Altano Rosé Biológico surge assim como o elemento que faltava para completar e diversificar a gama da marca e fortalecer a variedade de produtos provenientes de vinhos certificados em Modo de Produção Biológico, juntando-se ao já existente Altano Tinto Biológico. O vinho estará disponível na restauração e garrafeiras com o PVP recomendado de 7,49 euros.

No âmbito deste lançamento, Rupert Symington, CEO da empresa familiar, membro da quarta geração e responsável pela área de vinhos tranquilos, comenta: “Em 2021 desafiámo-nos a produzir um vinho rosé para alargar e enriquecer a gama Altano, marca que tem fidelizado os consumidores pela consistência de qualidade e pelo compromisso com o ambiente. Foi para nós uma opção natural elaborarmos este rosé integralmente a partir de uvas produzidas em modo de produção biológico, caminho possibilitado pelo ambicioso alargamento de certificação biológica das nossas vinhas no vale da Vilariça que, aliás, constituem a maior mancha de vinha biológica no norte de Portugal. Com este lançamento, pretendemos não só corresponder à apetência por vinhos rosé, mas também à consciencialização sobre as questões ambientais.”