douro Gastronomia harmonizações

Graham’s e Belos Aires celebram gastronomia argentina no Douro

“Manos Argentinas” irá “casar” iguarias confecionadas por sete chefs argentinos de renome com vinhos da família Symington.

A Graham’s – prestigiada casa de vinho do Porto, detida pela Symington Family Estates – uniu-se a Mauricio Ghiglione, chef e fundador do restaurante Belos Aires, no Porto, para um evento que promete celebrar o que melhor se faz na gastronomia argentina.

A experiência “Manos Argentinas” terá 10 momentos de degustação, que irão “casar” os sabores do país com várias referências vínicas especiais da família Symington.

Graham’s e Belos Aires celebram gastronomia argentina no Douro
Graham’s e Belos Aires celebram gastronomia argentina no Douro

O almoço está agendado para o dia 19 de junho, às 12h30, e terá lugar na Quinta dos Malvedos – a principal quinta da Graham’s –, que irá abrir, pela primeira vez, as portas ao público.

Quinta dos Malvedos
Quinta dos Malvedos

Além de Mauricio Ghiglione, o momento contará com seis chefs argentinos de renome internacional (Patricia Courtoise, Soledad Nardeli, Javier Brichetto, Gunther Moros, Marcos Scorza e Fernando Ramirez), que virão de diferentes partes do mundo para oferecer experiências e sabores que percorrem a Argentina de “ponta a ponta”, tendo as margens do rio Douro como paisagem de fundo. 

À chegada, os comensais serão recebidos com três aperitivos – camarão da Patagónia com maçã e aipo, pie de mandioca frita com salada de polvo e criolla com maracujá, e chipa cueirito recheado com creme de palmito e oxalis –, que serão servidos com um Porto Tónico feito com o Graham’s Blend nº5 e ainda um Ginger Beer com Graham’s Blend nº12.

Terminados estes três momentos, os participantes serão convidados para a mesa principal, onde poderão desfrutar dos sete “passos” da refeição. O robalo curado e o lagostim selvagem assado com rescoldo de beterraba e espargos assumem-se como “personagens” principais do primeiro momento, que será harmonizado com o Altano Reserva Branco e terá assinatura do chef Fernando Ramirez.

Segue-se o segundo passo, confecionado por Patricia Courtoise, com uma empanada salteña e o vinho Comboio do Vesúvio, dando depois lugar ao taco de moelas sobre mbeju e picles de cebola roxa, um prato elaborado por Mauricio Ghiglione e que será harmonizado com o Pombal do Vesúvio.

O quarto passo deste “Manos Argentinas” ficará a cargo de Marcos Scorza, que irá preparar um rodovalho a la parrilla com tomate, recheio de ostras e folhas de alho tenro. O prato será acompanhado pelo Florão tinto, o primeiro vinho do projeto do Alentejo da família Symington a ser chamado a este menu de degustação. Javier Brichetto irá confecionar um bife wagyu argentino com topinamburchimi e molho de vinho do Porto, que será harmonizado o Quinta do Vesúvio.

Os últimos três passos focam-se nas sobremesas. Patricia Courtoise irá preparar uma flor de hibiscos confitada com granita de cedron, Mauricio Ghiglione apresentará panquecas com doce de leite queimado e, por fim, Fernando Ramirez servirá Terrincho cremoso com tártaro de Yacaratia. As sobremesas serão harmonizadas com os vinhos do Porto Graham’s Tawny 1997 Single Harvest e Graham’s Six Grapes.

O evento terá um custo de 120 euros por pessoa. A organização poderá providenciar a deslocação até à Quinta dos Malvedos.

As reservas para o almoço “Manos Argentinas” podem ser feitas através do e-mail reservas.belosaires@gmail.com ou dos contactos 965 699 225 ou 915 144 630.