Quinta-feira, Dezembro 8
Shadow

Zapata by Chakall abre no Porto

Miguel Camões, responsável por vários espaços na Cidade do Porto e na Póvoa de Varzim (The Gin House, The RoyalCocktail Club, Vermuteria da Baixa, Bierhaus, Plastic e Pizzaiolo) lançou no final de 2021 o desafio ao Chef Chakall e assim nasceu, na Rua Cândido dos Reis, no Porto, o Gastrobar Mexicano Zapata by Chakall.

À experiência de Miguel, nos mais variados espaços a norte, junta-se a profusão de sabores que saem das mãos de Chakall e a dupla apostou num espaço arrojado, ainda que acolhedor, numa boa localização na cidade do Porto e com relevo para uma carta com preços ajustados à qualidade dos produtos utilizados e dos pratos servidos.

Zapata by Chakall abre no Porto
Zapata by Chakall abre no Porto

Apesar de Chakall ser oriundo de Tigre, na Argentina, gosta muito de comida mexicana. Viajou na juventude de mota sozinho pela América Latina e chegou a trabalhar algumas temporadas no México onde ia com frequência fazer showcookings e outros eventos e está muito familiarizado com a gastronomia do país.

Ainda que em Portugal esteja baseado sobretudo em Lisboa, onde vive, Chakall confessa que adora a cidade do Porto, gosta muito de Miguel – pessoal e profissionalmente -, e gosta genuinamente dos sabores mexicanos: estavam assim reunidos os elementos fundamentais para avançar com o projeto.

Chef Chakall
Chef Chakall

Depois da abertura do La Susy by Chakall, em Gaia, que é, além de uma homenagem à minha mãe, uma homenagem ao meu país de origem e às minhas raízes, este foi de facto o melhor conceito para abrir no Porto”, confessa o chef argentino mais português que há memória.

Zapata by Chakall não é o clássico Tex-Mex. Aqui, aposta-se nos sabores genuínos, na partilha (afinal uma característica tão latina) e, também, nos excelentes cocktails que são propostos. Aliás, segundo partilha Chakall, os pratos estão intimamente vinculados com as bebidas mexicanas e o Zapata by Chakall tem uma das melhores, se não a melhor, coleção de Tequila e Mezcal em solo português.

E porquê Zapata? Chakall responde: “Emiliano Zapata foi um líder na Revolução Mexicana de 1910 contra a ditadura de Porfírio Diaz e é, até hoje, considerado um dos heróis mexicanos. Eu, que adoro história, admirava Zapata desde miúdo. Não tive dúvidas no nome, nem por um segundo!

Do menu, Chakall destaca um dos seus favoritos, Mole Poblano com Frango (Frango com molho de Chocolate amargo, servido com arroz) e acrescenta que além dos pratos mexicanos é possível encontrar também outros sabores de outros pontos da América Latina numa visão mais abrangente da gastronomia daquele ponto do Globo.

Não será pois surpresa que as famosas Empanadas Argentinas tenham lugar cativo na ementa, ou ainda, alguns apontamentos que mesclam a cozinha da América Latina com o Médio Oriente, de resto uma forte influência nos sabores e na gastronomia dos países latinos, mas também na vida e na cozinha de Chakall.

(o menu pode ser consultado aqui: https://menu.nortrest.com/zapata/)

LEIA TAMBÉM:  No Centro de Visitas da Churchill's é tempo de "Lodge Pops" de inverno

Chakall e Miguel olham para o futuro com a possibilidade de abertura de novos espaços noutros locais. Consideram, no entanto, uma boa aposta começar pelo Porto e é à abertura do novíssimo Zapata by Chakall que se brinda por estes dias!

ZAPATA BY CHAKALL:
Rua Cândido dos Reis, 135
4050-152 Porto

Horário de funcionamento:
Diariamente das 17h00 às 2h00

Contactos e reservas:
T: +351 222 082 192
M: geral@zapata.com.pt
IG: @zapatabychakall
F: @zapatabychakall