douro Gastronomia Restaurante

Família Symington abre restaurante com chef Pedro Lemos na Quinta do Bomfim

Inspirado nas memórias e aromas das cozinhas de fogões e fornos a lenha, o ‘Bomfim 1896 with Pedro Lemos’ celebra a herança da região do Douro com pratos clássicos, reunidos por uma excecional carta de vinhos da família Symington.

Nas margens do rio Douro, na vila do Pinhão, a Quinta do Bomfim é o lar do Porto Dow’s desde 1896, que serve de inspiração ao nome do restaurante. Cinco gerações da família Symington têm cuidado da lavoura da propriedade, cujas vinhas produziram alguns dos mais icónicos vinhos da região ao longo do último século.

Em parceria com o chef — estrela Michelin — Pedro Lemos, a família Symington vai abrir um restaurante, no dia 10 de junho, que visa recriar uma tradicional cozinha do Douro, centrada em redor de grandes fornos de lenha.

Família Symington abre restaurante com chef Pedro Lemos na Quinta do Bomfim
Família Symington abre restaurante com chef Pedro Lemos na Quinta do Bomfim

Pedro Lemos revisita o receituário tradicional para criar pratos clássicos, todos preparados a fogo. A lenha provém de árvores variadas, de produção sustentável com respeito pela sazonalidade e que conferem subtis diferenciações aos aromas dos pratos. A carta resulta de uma criteriosa seleção de produtos, da qual farão parte pratos de mariscos e peixes da nossa costa, de carnes e de vegetais.

A acompanhar o menu, uma extensa carta de vinhos que inclui vinhos com longo estágio, vinhos do Porto Single Harvest Tawny (Colheitas) de produção restrita e garrafas raras de Portos Vintage das garrafeiras da família Symington.

O Bomfim 1896 with Pedro Lemos ergue-se no piso superior de um antigo armazém de vinhos, com magníficas vistas sobre o rio Douro. À chegada os clientes podem desfrutar do bar do restaurante antes de passarem à sala principal— encimada por imponentes traves-mestras de madeira —, ou no extenso terraço exterior. A cozinha é em plano aberto, permitindo aos clientes uma visão clara da ação que lá se desenrola.

A Quinta do Bomfim é o coração e alma dos Portos Dow’s e há longa data a nossa casa de família no Douro. No encalço do êxito do restaurante pop-up Casa dos Ecos, estamos muito felizes por estabelecer nova parceria com o talentoso chef Pedro Lemos, para mais uma vez criar um restaurante que celebre a gastronomia e os vinhos da nossa região. Inspirado nas memórias e aromas singulares do velho fogão de lenha da quinta da família, o Bomfim 1896 with Pedro Lemos propõe-se recriar esta cozinha tradicional. Estamos ansiosos por receber visitas para o experienciar.’

Johnny Symington, Chairman, Symington Family Estates

— o restaurante que nasce da cozinha —
Inspirado nas cozinhas de grandes chaminés do Douro de antigamente, onde as refeições do dia a dia eram servidas em torno das mesmas, e a confeção a lenha era o “protagonista” principal. O aroma inconfundível e memorável da combustão dos fornos, lareiras e fornalhas será um dos principais ingredientes deste restaurante, e a cozinha será o cenário principal deste “palco”. Neste restaurante a oferta gastronómica será uma reflexão da cozinha clássica, do receituário tradicional mas também com algumas abordagens mais contemporâneas. Utilizaremos os melhores Ingredientes de todo o país e não só, iremos trazer à mesa deste restaurante e ao Douro, as melhores matérias primas que se podem encontrar ou desejar, desde os produtos locais mais simples aos mais exclusivos que eram utilizados aquando a preparação de um banquete digno de uma celebração ou visita muito importante. A ideia passa pelo cliente poder usufruir não só de uma magnífica refeição, mas sim de um momento memorável, desde o acolhimento, ao serviço de sala e de vinhos exemplar e amigável, aliados a uma cozinha de sabor e rigor. A identidade será o nosso foco!

Chef Pedro Lemos