douro Lançamentos vinhos

MENIN DOURO ESTATES lança Grande Reserva Tinto 2019 e Grande Reserva Branco 2020

Depois de um longo trabalho de recuperação de vinhas velhas, iniciado há quatro anos - ao todo foram 11 hectares de um portefólio de 54 castas - é tempo de mostrar o que foi feito até aqui. Os dois Grande Reserva que chegam agora ao mercado, refletem na perfeição o trabalho que a MENIN DOURO ESTATES tem estado a desenvolver no Douro e onde a recuperação de património, continua a ser o ponto de partida.

 Há menos de um ano foram lançados os primeiros vinhos: o Douro New’s Legacy Reserva 2018 e o Menin Reserva Tinto 2019. Agora, a MENIN DOURO ESTATES dá a conhecer aqueles que são os primeiros dois Grande Reserva:  o MENIN Grande Reserva Tinto 2019 e o MENIN Grande Reserva Branco 2020.

Produzidos no complexo de quintas da região de Cima Corgo, num total de 80 hectares de vinha plantados em socalcos de beleza ímpar sobre o rio Douro.

MENIN DOURO ESTATES
MENIN DOURO ESTATES

Parece que foi ontem, mas a verdade é que já lá vão quatro anos do arranque deste projeto, que junta Rubens Menin e Cristiano Gomesdois empresários brasileiros apaixonados, há muito, por Portugal e em particular pelo Douro. Recuperar as vinhas velhas com valor patrimonial incalculável foi o ponto de partida, agora o objetivo passa por continuar a produzir vinhos de gama alta, que reflitam o terroir durienseprivilegiando sempre a qualidade, em detrimento da quantidade. Depois, dá-los a conhecer ao mundo.

Rubens Menin e Cristiano Gomes
Rubens Menin e Cristiano Gomes

O investimento em património vitivinícola tem sido muito importante e têm sido dados passos muito assertivos no que diz respeito à preservação da vinha. Este MENIN Grande Reserva Branco 2020 é o topo de gama dos brancos, é um vinho muito especial e muito ambicioso”,

Tiago Alves de Sousa, enólogo consultor da MENIN WINE COMPANY

enologia de João Rosa Alves com consultoria de Tiago Alves de Sousa segue a linha que MENIN desenhou para o projeto: produzir vinhos de qualidade que reflitam o ADN da região e que representem da melhor forma o terroir do Douro.

MENIN DOURO ESTATES lança Grande Reserva Tinto 2019 e Grande Reserva Branco 2020
MENIN DOURO ESTATES lança Grande Reserva Tinto 2019 e Grande Reserva Branco 2020

MENIN Grande Reserva Branco 2020 é um 100% Arinto. É plantado em cotas bastante altas (entre os 350 e os 400m), fator que lhe confere uma relevante frescura naturalEstagia durante seis meses em barricas de carvalho, sobre borras finas e bâtonnage periódica. De cor citrina e intensidade média. No nariz, realce para as notas muito finas de fruta cítrica, fruta branca, algumas nuances do estágio em barrica de carvalho e bastante mineralidade. Na bocamuita frescura cítricaestrutura e untuosidade, pelo estágio em barrica e mineralidade. Fatores que o distinguem pela sua qualidade e uma elevada capacidade de guarda. É um vinho que segue a linha dos grandes brancos do Douro e tem uma edição limitada, o que o torna ainda mais especial.

O MENIN Grande Reserva Tinto 2019 nasce de um field blend de diferentes talhões e de diferentes parcelas com diferente exposição solar, sendo a mais comum a Nascente-Sul. As fermentações são feitas a temperaturas controladas, seguindo-se um estágio de 20 meses em barricas novas de carvalho francês.

Este é um vinho onde a Tinta Amarela assume um papel muito importante, onde em conjunto com outras 53 castas confere ao vinho uma grande frescura e elegância natural. Depois temos a ‘nossa’ Touriga Franca com um papel muito importante. Uma curiosidade: existem 2% de castas brancas”, Tiago Alves de Sousa sobre esteMENIN Grande Reserva Tinto 2019.

Este é um vinho de cor rubi profunda. No aroma, sente-se toda a frescura da fruta vermelha e preta e muitas nuances de groselha preta, amora preta e notas balsâmicas. Na boca, evidencia-se toda a potência deste vinho de grande intensidade e estrutura. Com uma boa acidez, este é um vinho de uma enorme elegância e finesse.

O MENIN Grande Reserva tinto nasce de um field blend de vinhas velhas de 54 castas. Desde o início, esta foi uma das grandes apostas de Rubens Menin e Cristiano Gomes: a recuperação de património. Ao todo são 11 hectares que começam na cota mais baixa, encostadas ao rio e vão até à parte mais alta da quinta.”

João Rosa Alves enólogo da MENIN WINE COMPANY.

Além de João Rosa Alves como enólogo residente, a equipa de enologia conta com Tiago Alves de Sousa, premiado enólogo, e quinta geração da família Alves de Sousa, na condução da vizinha Quinta da Gaivosa, como enólogo consultor da MENIN DOURO ESTATES. Na vinha como na enologia existe a mesma filosofia: sustentabilidade, qualidade e longo prazo. Os vinhos MENIN serão reflexo do seu terroir, complexos e com carácter, cheios de finesse e grande potencial.