Alentejo Lançamentos vinhos

Adega Cartuxa lança Monte de Pinheiros

Em honra do histórico centro de atividade agrícola da família Eugénio de Almeida, Adega Cartuxa lança Monte de Pinheiros, um vinho que simboliza o compromisso entre tradição e modernidade.

Num equilíbrio perfeito entre inovação e tradição, a Adega Cartuxa Fundação Eugénio de Almeida apresentam Monte Pinheiros, uma proposta de vinho regional alentejano jovial e elegante, ideal para acompanhar todas as ocasiões.

Caracterizada por ser um notável exemplo de equilíbrio arquitetónico rural, mas principalmente pela sua vasta área de vinha, onde são produzidas as uvas destinadas aos vinhos da Adega Cartuxa, a Herdade Monte de Pinheiros, em Évora, foi a inspiração para o vinho Monte de Pinheiros, um vinho que celebra o lado bom da vida.

Produzido através de castas Aragonez, Trincadeira, Alicante Bouschet e Syrah, entre outras, o frutado e jovem Monte de Pinheiros tinto de 2019 mantém o típico carácter alentejano, simples e envolvente, com notas silvestres e de frutos do bosque bem maduros. Pautado por um corpo leve e equilibrado, apresenta taninos redondos e suaves, termina persistente, com frescura e excelente expressão de fruta.

De cor verde palha e aroma intenso, jovem e vibrante, o Monte de Pinheiros branco 2021, produzido com castas Antão Vaz, Roupeiro e Arinto caracteriza-se pelas suas notas cítricas e de fruta branca madura. Leve e equilibrado, com acidez mediana num perfil envolvente e muito versátil, termina saboroso, com fruta bem presente.

Com dois anos de colheita distintos, cada um caracterizado por diferentes desafios, 2019 foi marcado pela climatologia seca com períodos de chuva intensa na primavera e altas temperaturas no verão que, ainda assim, não comprometeram o bom potencial das uvas colhidas numa vindima mais tardia, que durou até ao mês de outubro para as castas menos precoces.

Já o ano 2021 foi desafiante não só pelas incertezas climáticas habituais, mas também pela situação pandémica que limitou equipas e trabalhos. No entanto, a vindima desse ano pode ser considerada extraordinária, tendo obtido uvas com níveis excecionais de acidez e equilíbrio e mostos que sobressaíram pela sua frescura e elegância aromática.

Elaborados através de processos inovadores numa adega tecnologicamente avançada com o expertize da Adega Cartuxa, os vinhos Monte de Pinheiros refletem a aliança entre inovação, modernidade e uma longa tradição vitivinícola.

Estas características estão espelhadas nas ilustrações que integram o rótulo dos vinhos, que remetendo para o Alentejo e para o património da Fundação Eugénio de Almeida, demonstram através do seu grafismo – pela combinação de elementos tradicionais com outros mais modernos – uma abordagem atual, forte e depurada.

Disponível para venda desde o dia 16 de abril com um PVPR 3,69€, Monte de Pinheiros é o vinho ideal para celebrar a simplicidade do dia a dia.