douro Lançamentos vinhos

Quinta do Côtto lança primeiro rosé

Esta é uma das principais novidades da casa Montez Champalimaud, que celebra, este ano, o seu centenário. O Quinta do Côtto Rosé 2021 já está disponível no mercado nacional e faz-se acompanhar por uma Medalha de Ouro, conquistada no Concours Mondial de Bruxelles, uma das maiores competições do setor a nível mundial.

Depois do lançamento, no ano passado, da colheita de 2020, marcada pelas quantidades muito limitadas na produção, mas que superou as melhores expectativas da equipa de enologia da Montez Champalimaud, é agora apresentado, oficialmente, o Quinta do Côtto Rosé.

A segunda edição, com a colheita de 2021, reforça a aposta do produtor nesta categoria e a estreia nos rankings internacionais, onde não foram poupados elogios à nova referência da gama da Quinta do Côtto, projeto da Montez Champalimaud no Douro.

Em destaque está a Medalha de Ouro atribuída no Concours Mondial de Bruxelles, sendo o Quinta do Côtto o único rosé do Douro a receber esta elevada distinção.

Além da importante validação internacional, este prémio representa “um enorme motivo de orgulho para toda a equipa, tendo um sabor ainda mais especial pelo centenário que a empresa está a celebrar este ano”, afirma Miguel Montez Champalimaud, a 5ª geração à frente do projeto. 

Quinta do Côtto Rosé 2021 é feito a partir de um blend das castas Touriga Nacional e Tinta Roriz. As uvas são provenientes de parcelas situadas entre 350 e 440 metros de altitude, beneficiando de diferentes exposições solares. Depois da vinificação, o vinho estagia 4 meses em depósito até ser engarrafado.

O resultado é um vinho cor salmão suave que antecipa aromas a fruta fresca e flores. Com uma textura muito delicada e elegante, pede companhia à mesa, revelando todo o seu potencial com saladas mais temperadas, tapas, massas, pratos de peixes e marisco. Pode também ser bebido “a solo”, como aperitivo, sobretudo em dias solarengos de primavera e verão.

O Quinta do Côtto Rosé 2021 pode ser encontrado na distribuição moderna e garrafeiras, com PVP recomendado de cerca de 8€.