douro Lançamentos vinhos

São Luiz Winemaker’s Collection apresenta Tinto Cão Reserva Rosé 2021

Sogevinus lança terceira edição do Winemaker’s Collection Tinto Cão Rosé, uma coleção bem recebida pela crítica e pelos consumidores, que revela o espírito irreverente e experimentalista da equipa de enologia.

Sogevinus Fine Wines lança a 3ª edição do vinho Reserva Rosé Tinto Cão da Winemaker’s Collection (WMC), reconhecida por apresentar uma seleção distinta de vinhos, que pretende surpreender pela sua singularidade.

No seguimento da mudança de imagem que deu lugar à marca São Luiz, surge, na sua gama de vinhos premium, a São Luiz Winemaker’s Collection, uma coleção que a Sogevinus pretende dar continuidade, pelas suas características únicas e que fica agora associada à marca São Luiz, criada com a ambição de homenagear o terroir dos vinhos tranquilos da Sogevinus.

São Luiz Winemaker's Collection apresenta Tinto Cão Reserva Rosé 2021
São Luiz Winemaker’s Collection apresenta Tinto Cão Reserva Rosé 2021

A  3ª edição do Winemaker’s Collection Tinto Cão Reserva Rosé, segue os lançamentos das edições Kopke WMC Tinto Cão Reserva Rosé dos dois últimos anos, sendo esta a primeira edição sob o conceito São Luiz Winemaker’s Collection.

De cor salmão, elegante e complexo, o São Luiz Winemaker’s Collection Tinto Cão Reserva Rosé 2021 promete ser um dos lançamentos de referência em 2022, sendo um vinho gastronómico, mas também excelente para acompanhar uma refeição.

Com a assinatura do enólogo Ricardo Macedo, a escolha da casta Tinto Cão –  uma das mais singulares do Douro – passou por conferir a este vinho uma acidez cativante, taninos suaves e robustos, para além de entregar também uma boa capacidade de envelhecimento, longevidade e frescura.

São Luiz Winemaker’s Collection é fruto de um espírito inovador e experimentalista da equipa de enologia que avalia cada casta e vinha, provenientes de diferentes micro-terroirs, acompanhando a sua evolução com o propósito de produzir vinhos únicos e irreverentes, em edições limitadas.

Provenientes da sub-região do Cima Corgo, as uvas Tinto Cão foram vindimadas manualmente na última semana de agosto de 2021, no ponto desejado de maturação. A vinificação procedeu-se com prensagem suave de cachos inteiros, criteriosamente selecionados em tapete de escolha, e o lote estagiou na adega da Quinta de S. Luiz, durante um período de seis meses.

O resultado é um vinho amplo, de estrutura aveludada e fresco, no qual os aromas a romã e a groselha se destacam num bouquet de frutas frescas e memórias florais. Na boca, impressiona pela textura, sedoso e elegante, com subtis notas fumadas que realçam a sua complexidade. A sua frescura perdura durante a prova, saciando todos os sentidos, sendo o final longo e fresco, sugerindo contemplação.